- Detalhes
- Categoria: Local
- Acessos: 336
A Comissão de Festas da Fonte do Bastardo 2024, composta por Daniela Azevedo, Leandro Correia e Ricardo Rocha, tem vindo a revelar na sua página de Facebook o cartaz dos concertos que este ano abrilhantarão as festividades em honra de Nossa Senhora de Lourdes e que acontecem de 16 a 24 de Agosto.
Para o dia 18 de Agosto, haverá lugar a uma noite de cantoria com a participação de Roberto Toledo, José Eliseu, José Tavares, Bruno Oliveira e Marcelo Dias.
Para o dia 20 de Agosto, pelas 22h00 será a vez do cantor Francisco Ourique subir ao palco. No dia anterior, dia 19 de Agosto, é a vez dos ArtFADO atuar.
No dia 16 de Agosto, pelas 22h30, atua o cantor Alberto Correia e no sábado, dia 17 de Agosto, pelas 22h00 abrilhantará a noite a conhecida cantora Tucha. Ainda de Portugal continental subirá ao palco o cantor Gabriel que atuará na quinta-feira, dia 22 de Agosto e na quarta-feira, dia 21 de Agosto o palco estará reservado aos Stand Up.
Jornal da Praia conversou com Daniela Azevedo que no que diz respeito aos preparativos para a festa, referindo que:
“Estão a ser cansativos, mas muito orgulhosos de até agora termos conseguido o que pretendemos.
Às vezes não importa quantos são, mas sim o que vai acontecer e somos a prova disso!”.
Quanto ao programa das Festas e que apesar de serem apenas 3 elementos na comissão, têm vindo, contra várias expetativas, conseguindo colocar de pé um programa que irá dignificar a freguesia:
“Quando nós pegamos, houve muitas pessoas que achavam que era brincadeira por sermos apenas 3, no entanto, apesar do trabalho ser mais pesado e muito muito mais cansativo, conseguimos distribuir trabalhos e com a nossa equipa Staff e Família também, que lhes devemos muito, temos conseguido tudo. São dias de muita alegria e companheirismo também. Temos um cartaz bastante alusivo, interessante e bastante bem distribuído também! As nossas tradicionais touradas do Albino e Rego Botelho e este ano demos a oportunidade do Gil Rocha, criado na Fonte Bastardo poder participar naquilo que é seu e que tanto gosta.
As pessoas, regra geral, têm aderido muito bem e esperamos que nos acompanhem na semana das festas, onde teremos a nossa tasca da comissão.”.
Por forma a angariar receitas para as festas, a Comissão realizou várias atividades que aconteceram no final de 2023 e nos primeiros meses de 2024 com destaque para a Halloween Party, realizada no dia 31 de Outubro de 2024, para um Festival Regional que aconteceu no dia 16 de Março de 2024 na Sociedade Recreativa da Fonte do Bastardo e para o Fonte do Bastardo Back to 00’s Party que contou com animação dos DJs Adrix e Rodrigo do O, iniciativa musical que aconteceu no dia 23 de Março de 2024, também na Sociedade Recreativa.
Pode seguir o Programa https://www.facebook.com/FestasFonteBastardo2022
- Detalhes
- Categoria: Local
- Acessos: 219
A maior consciencialização para a necessidade de alterarmos o nosso padrão de consumo e o preço cada vez mais proibitivo da energia, são dois dos fatores que estão a contribuir, decisivamente, para a aposta em tecnologias que tornem a casa mais amiga do ambiente e da poupança.
Se a colocação de painéis solares é uma das tecnologias que mais adeptos tem captado, a verdade é que existem muitas outras coisas que poderá incluir na “renovação ecológica” da sua habitação.
Renovações ecológicas: práticas sustentáveis
Painéis fotovoltaicos
Apesar de ser obrigado a vender a energia gerada à rede, a poupança que consegue com a colocação de painéis fotovoltaicos em sua casa é assinalável.
Como, por norma, cada painel de um sistema de painéis fotovoltaicos tem um preço médio de 200 euros ao qual se somam 150 euros para um micro-inversor e mais uns quantos euros para o pagamento da instalação, o orçamento de um sistema deste tipo pode gerar uma fatura avultada.
Se não quer dar cabo do seu orçamento mensal neste tipo de renovação ecológica da sua habitação, aconselhamos a que recorra a um crédito para obras, solução que lhe oferece montantes, prazos de reembolso e taxas de juro mais adequadas às suas necessidades de renovação da casa.
Por exemplo, no caso do crédito para obras do Credibom, vai poder usufruir de um financiamento para renovações que lhe oferece entre 5 mil e 50 mil euros, prazos de reembolso que vão dos 24 aos 84 meses, TAN desde 12,25% e TAEG desde 15,17%. Tudo isto sem despesas de abertura do contrato e de forma simples e rápida.
Para isso, basta abrir um motor de pesquisa no seu smartphone ou PC e digitar as expressões “crédito para obras”, “empréstimo para melhorias na casa” ou “crédito para construção” e escolher a solução do Credibom.
Depois de fazer uma simulação de crédito, basta clicar na barra “Fazer Pedido” que acompanha o simulador de crédito para obras do Credibom, preencher um formulário online, anexar os documentos necessários e submeter o pedido.
A resposta chega em 24 horas e o dinheiro do financiamento, em caso de o pedido ser aceite, entrará na sua conta em apenas 48 horas.
Lâmpadas Led
Para além de durarem mais tempo do que uma lâmpada tradicional, as lâmpadas LED são mais amigas do ambiente e consomem até menos 90% em energia elétrica do que as suas congéneres mais antigas.
A tudo isto, junta-se ainda uma outra vantagem: as lâmpadas LED não têm mercúrio na sua composição, o que evita a contaminação do meio-ambiente.
Redutores de caudal nas torneiras
Se quer evitar o desperdício e conseguir faturas de água mais baixas, o nosso conselho passa pela colocação de redutores caudal nas torneiras que, na prática, reduzem a quantidade de água que sai misturando-a com oxigénio.
Isto é, a pressão da água mantém-se a mesma, mas a quantidade de água que sai da torneira é menor.
Janelas com vidros duplos
As janelas são uma das principais responsáveis pela perda de calor em sua casa. De modo a reverter esta situação e poupar na utilização de aquecedores e caloríferos, aposte em janelas com vidros duplos ou triplos.
Capoto nas paredes exteriores
As deficiências na construção das casas portuguesas estão bem à mostra de todos na diminuta espessura das paredes dos edifícios. Entre outras coisas, isto leva à perda de calor com muita facilidade e gastos excessivos com dispositivos alternativos de aquecimento.
De modo a melhorar a eficiência energética da sua habitação e diminuir a sua pegada ambiental, aposte na colocação de capoto nas paredes exteriores da casa, um trabalho que deverá ser realizado por profissionais qualificados.
Pela dimensão do investimento (dependendo da dimensão da empreitada, poderá custar, em média, cerca de 10 mil euros), utilize o seu crédito para a renovação arquitetónica da sua casa para investir neste projeto de renovação ecológica.
- Detalhes
- Categoria: Local
- Acessos: 126
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que o reconhecimento da Autarquia à Semana Cultural dos Biscoitos, cuja edição deste ano se iniciou sexta-feira, dia 12, ficou demonstrado na sua inclusão na lista de festas tradicionais no Concelho no Regulamento Municipal de Apoio às Festas nas Freguesias e Vila do Concelho da Praia da Vitória, cuja alteração estava em vigor desde finais de junho.
Para Vânia Ferreira, que intervinha na cerimónia de abertura da Semana Cultural dos Biscoitos, esta alteração garante o apoio municipal ao evento, no patamar igual às restantes festas tradicionais concelhias.
“Quer através de um apoio financeiro, mas, sobretudo, pelo apoio logístico que providenciamos, fica claro o nosso compromisso com a Semana Cultural dos Biscoitos. A sua dimensão, qualidade organizativa e programa fazem da Semana Cultural dos Biscoitos uma festa onde vale a pena participar, num ambiente de franco convívio e de imensa animação, num cenário idílico, que é ex-libris da Praia da Vitória”, frisou a autarca praiense.
Na sua intervenção, Vânia Ferreira sublinhou a importância do evento e das festas nas freguesias e vila, que vê como “geradoras de económica”.
“A economia que se gera com as nossas festas locais é, sem qualquer dúvida, uma mais-valia para as empresas e para os praienses. Para a Câmara Municipal da Praia da Vitória, as festas locais não são apenas momentos de diversão; são espaços e oportunidades de negócio, de promoção turística, de reforço dos laços comunitários. Em suma, as nossas festas representam e celebram a nossa Identidade e, por isso, contam e sempre contarão com o apoio do Município da Praia da Vitória”, argumentou.
A Semana Cultural dos Biscoitos decorre de 12 a 20 de julho junto à zona balnear da freguesia. Fonte CMPV