Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Habitação e aproveitamento integral dos programas de apoio da União Europeia. São as prioridades imediatas para o novo Executivo da Câmara Municipal da Praia da Vitória, que tomou posse na manhã de quinta-feira, dia 30 de Outubro de 2015, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na sua intervenção, a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória sublinhou que o primeiro passo para novas soluções habitacionais é a implementação da Estratégia Local de Habitação.

“Queremos criar as condições para que cada cidadão tenha acesso a uma habitação condigna. Este é um compromisso social e humano, que será concretizado através de políticas concertadas com o Governo Regional, as freguesias e as entidades privadas, numa resposta abrangente às necessidades reais da população”, adianta Vânia Ferreira.

“De igual modo, continuaremos a aproveitar, de forma eficiente e responsável, as oportunidades que os fundos comunitários oferecem, tanto nos projetos já aprovados como nas candidaturas em preparação. Estes instrumentos são essenciais para impulsionar obras estruturantes, modernizar infraestruturas, promover a sustentabilidade ambiental e apoiar o desenvolvimento económico local. Até ao final do mandato que agora se inicia, o nosso compromisso é não perder qualquer oportunidade. Mas fazendo-o sem pôr em risco a estabilidade financeira municipal, assim como garantindo que cada investimento não se torne um peso no futuro”, pormenorizou, enquadrando a segunda prioridade anunciada.

Segundo a autarca, que renovou a liderança da Autarquia praiense, o reforço dos apoios às empresas e ao empreendedorismo económico e social, os apoios sociais e a dinamização cultural são outras estratégias de ação prioritárias a desenvolver ao longo do mandato, tendo por base os objetivos de criação de emprego, fixação de população e coesão territorial.

“Mas a coesão comunitária faz-se também por via do desenvolvimento de cada espaço que constitui o nosso Concelho.  O desenvolvimento equilibrado do concelho depende de uma relação de cooperação estreita entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia. Reforçaremos essa parceria, escutando as populações, apoiando os seus projetos e garantindo que nenhuma freguesia fica esquecida”, garantiu Vânia Ferreira.

“O município continuará a ser um parceiro ativo e solidário, colaborando com as associações culturais, desportivas e sociais, que tanto contribuem para o dinamismo e o bem-estar da nossa comunidade. Juntos, construiremos respostas mais eficazes e sustentáveis para os desafios do presente”, complementou a autarca praiense.

No âmbito das empreitadas de maior relevo a desenvolver a curto prazo, Vânia Ferreira elencou a intervenção da Rua Padre Damião, a revitalização do mercado municipal, a requalificação da Escadaria do Facho e a dinamização da baía como espaço privilegiado na Região para a náutica, com benefícios ao nível da dinamização económica e turística.

“São projetos que assumimos de imediato na lista de ações a concretizar nos primeiros anos deste mandato. E nessa lista incluímos também o reforço das sinergias com o Município de Angra do Heroísmo. Queremos uma cooperação institucional sólida, assente no respeito e na partilha de objetivos comuns. O desenvolvimento da Ilha Terceira exige uma visão integrada, e é nesse espírito que continuaremos a trabalhar em conjunto — em prol das nossas empresas, das nossas gentes e do futuro coletivo da Terceira”, justificou.

Na sua intervenção, Vânia Ferreira reafirmou ainda as marcas que continuará a imprimir neste mandato: rigor, transparência e clareza nas decisões.

“Mas, podem esperar de nós uma renovada energia, novas ideias e novas abordagens, para enfrentarmos os desafios”, garantiu.

“Dos Biscoitos ao Porto Martins, o nosso maior propósito é continuar a construir um território onde vale a pena viver; onde todos têm oportunidades para consolidar os seus objetivos de vida familiar, profissional e pessoal. É esse o nosso Norte. É essa a nossa Prioridade. Queremos uma Praia da Vitória moderna, sustentável e solidária, que honra as suas raízes e projeta o seu futuro com confiança”, sumarizou.

A cerimónia de instalação dos órgãos da Autarquia decorreu na manhã de quinta-feira, dia 30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O Presidente da Assembleia Municipal da Praia da Vitória, Paulo Luís, renovou o seu mandato no cargo. Na Câmara Municipal tomaram posse também os vereadores executivos Emanuel Sousa, Paula Sousa e John Branco e os vereadores não-executivos Marco Martins, Patrícia Lopes e Manuel Pires.

No mandato 2025-2029, a Assembleia Municipal da Praia da Vitória é composta por 11 deputados municipais da coligação PPS-PSD/CDS-PP, 9 deputados municipais do PS e um deputado municipal do Chega. A estes, juntam-se, por inerência, os 11 presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho. Fonte: CMPV

A MO reabriu esta quinta-feira, 23 de outubro, a sua loja em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, após uma remodelação integral que alinha o espaço com o novo conceito da marca. Esta renovação insere-se num processo mais amplo de modernização da Galeria do Continente de Angra, promovido pela Bensaude Distribuição, através da sua empresa INSCO, representante das insígnias SONAE nos Açores.

Com uma área de 385 m2, a renovada loja MO apresenta agora uma experiência de compra mais cómoda, rápida e intuitiva, pensada para responder às necessidades das famílias açorianas, reforçando o compromisso da MO e da INSCO com a modernização do retalho e a proximidade à comunidade açoriana. O novo layout facilita a circulação e a visibilidade da oferta de vestuário, calçado e acessórios para toda a família, incluindo uma zona dedicada à puericultura.

A loja MO Angra, com uma equipa de 8 colaboradores, mantém o foco na valorização do emprego local e na dinamização do comércio regional. Esta iniciativa insere-se na estratégia de modernização da MO, que conta atualmente com 10 lojas nos Açores, todas em parceria com a INSCO.

Para assinalar a reabertura, os clientes que visitarem a loja receberão totebags exclusivas. Os primeiros 100 clientes terão ainda acesso a um voucher de 20 euros em Cartão Continente, utilizável em compras de valor igual ou superior a 20 euros na loja MO Angra do Heroísmo, entre 23 de outubro a 23 de novembro.

A remodelação da MO Angra é apenas uma das várias intervenções em curso na Galeria do Continente de Angra, que inclui também melhorias nas lojas Wells, Bagga e note!. Este investimento reforça o compromisso da Bensaude Distribuição com o desenvolvimento da Região e com a melhoria contínua da experiência dos seus clientes.

Está a decorrer o concurso público para apresentação de propostas para a execução da empreitada de requalificação de 14 habitações do parque habitacional da Região na ilha Terceira, informa a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego. 

Com um preço base de 870 mil euros, acrescidos do IVA, e prazo de execução de 240 dias, esta empreitada é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Região.

As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 3 de novembro do corrente ano, através da plataforma eletrónica www.acingov.pt

Das 14 habitações para requalificação, oito estão localizadas no concelho de Angra do Heroísmo e seis no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira. 

Entre os trabalhos a realizar para a requalificação destas moradias estão alvenarias, rebocos e assentamento de cantarias, estuques, pinturas e outros revestimentos, canalizações e condutas, instalações elétricas, impermeabilização e isolamentos, cofragens ou ainda drenagens e tratamento de taludes.

No âmbito do PRR, estão em curso na Região as empreitadas de requalificação de 217 habitações e a decorrer os concursos públicos para a requalificação de 60 habitações. 

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante