Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Foram realizadas no dia 16 de Agosto no Hospital Internacional dos Açores, as duas primeiras cirurgias de Estenose Aórtica (EA) da Região Autónoma dos Açores, com recurso à técnica TAVI (ThranscatheterAorticValveImplantion).
A EAéuma das doenças mais comuns na população idosa, tendo uma prevalênciade cerca de 4% acima dos 75 anos, correspondendo a 40% de todas as valvuloplastias diagnosticadas. Em Portugal estima-se que esta condição afete mais de 30.000 pessoas, número que tenderá a aumentar de acordo o envelhecimento populacional.
Esta técnicaexige um conjunto de equipamentos diferenciados, não presentes na grande maioria das Unidades de Saúde, dificultando o acessodos doentes à mesma. Este tratamento tem assimetrias consideráveis em toda a Europa, sendo que em Portugal esse desfasamentoéainda mais significativo.
O Hospital Internacional dos Açores tem uma sala de hemodinâmicade características híbridas,ondeépossívelrealizar todo o tipo de intervençõescardíacase vasculares em condições de bloco operatório e com recurso a equipamentos topo de gama.
Com recurso a uma equipa multidisciplinar composta por Cardiologistas de Intervenção ( Prof.JoséBaptista,Prof.ManuelAlmeida e Dr. Miguel Pacheco) Cirurgião Cardiotorácico( Prof. Javier Gallego) e Cardiologistas (Dra. Raquel Dourado e Dra. Anabela Tavares) entre outros, foram assim realizadas duas cirurgias, com colocação de próteses aórticas por meio dum cateterismo, evitando, assim, a realização duma cirurgia de peito aberto nestes doentes de risco cirúrgico elevado e deslocações ao exterior da Região, promovendo a proximidade com a família.
O coordenador da Cardiologia do HIA, Prof. José Baptista, considera que as condições proporcionadas pela sala híbrida de Intervenção Cardiovascular , conjuntamente com uma equipa médica multidisplinarcom ampla experiência na realização de intervenções cardiovasculares complexas, constituem uma enorme mais valia para a população dos Açores.
"Privilegiamos a acessibilidade de toda a Comunidade que nos procura, com protocolos com as principais Seguradoras Nacionais, ADSE e Instituições Regionais, permitindo assim uma melhoria significativa na realidade e na perspetiva da prestação de cuidados de saúde, uma vez que se trata de um bem de valor inestimável, valorizado por todos, e refletido no nosso slogan, “A sua saúde. A nossa missão!”".

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante