Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, presidiu esta manhã à cerimónia de abertura da sessão regional do ensino básico do Parlamento dos Jovens, que decorre na sala do Plenário da sede do Parlamento açoriano, sob o tema “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”.

“A Revolução do 25 de Abril de 1974 foi o acontecimento mais importante e marcante da história recente de Portugal”, afirmou o Presidente da Assembleia Legislativa sublinhando as conquistas alcançadas com a Revolução, desde logo, o “acesso à educação, a democracia, a liberdade, e, aqui nos Açores, a Autonomia Regional”.

Na ocasião, o Presidente da Assembleia alertou os jovens estudantes para que não caiam “no erro de pensar que essas conquistas estão absolutamente adquiridas e que são irreversíveis. Pelo contrário, temos de aprofundá-las e não permitir retrocessos”, uma tarefa que considera ser da “responsabilidade de todos”.

No ano em que se comemora o 50.º aniversário do 25 de Abril, o Presidente Luís Garcia referiu que “a melhor forma de o comemorarmos é aproveitar este ano para ensinar e sensibilizar as novas gerações” para este assunto, pois “ninguém dá valor ao que desconhece”.

Nesse sentido, o Presidente da ALRAA deixou o apelo às escolas para um maior aprofundamento do tema, através de programas de aprendizagem sobre o legado da Revolução dos Cravos, disponibilizando a parceria do Parlamento açoriano para prossecução desse desígnio.

Na sua intervenção inicial, o Presidente Luís Garcia falou ainda sobre a importância do programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República, que na Região ocorre em parceria com a ALRAA e as Direções Regionais da Educação e Juventude saudando, em especial, os jovens presentes na sala do Plenário.

“É uma alegria ver este Parlamento cheio de gente nova, gente que é o futuro. Esta é a vossa casa”, saudou o Presidente Luís Garcia aos cinquenta e nove jovens que representam hoje escolas de todas as ilhas da Região.

Após a cerimónia de abertura, o Presidente do Parlamento açoriano deu uma conferência de imprensa aos alunos que vieram representar a sua escola na qualidade de jornalistas, tendo respondido a questões sobre o tema em debate e sobre a condução dos trabalhos parlamentares na atual legislatura, assuntos que despertam curiosidade entre os jovens estudantes.

Recorde-se que a sessão regional do Parlamento dos Jovens do ensino básico, que decorre hoje no Plenário da ALRAA, constitui a segunda fase deste programa, com vista ao apuramento do Projeto de Recomendação e das escolas que irão representar o Círculo dos Açores na sessão nacional, a ter lugar na Assembleia da República, nos dias 6 e 7 de maio.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante