Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, em nome do Governo dos Açores, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Álvaro Laborinho Lúcio, jurista, magistrado, professor e antigo Ministro da Justiça.

Figura de raro equilíbrio entre o saber e a humanidade, Álvaro Laborinho Lúcio dedicou a sua vida à justiça, à educação e à valorização da cidadania, causas que sempre entendeu como pilares essenciais de uma sociedade livre e democrática. A sua visão do Direito, centrada nas pessoas e na dignidade humana, marcou gerações e continua a inspirar quem acredita que o conhecimento e a ética podem transformar o país.

Entre 2003 e 2006, exerceu o cargo de Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, função que desempenhou com elevado sentido institucional e com um profundo respeito pelas instâncias de governo próprio. Nos Açores, deixou o exemplo de um homem de diálogo, atento às pessoas e às realidades de cada ilha, amigo da Autonomia e da cidadania açoriana, que sempre valorizou como expressão viva da democracia.

De trato afável, de espírito culto e inteligência serena, Álvaro Laborinho Lúcio foi um amigo dos Açores e um açoriano de coração. Recordá-lo é celebrar um humanista que acreditava no poder da palavra, na força da justiça e no valor da participação cívica como instrumentos de progresso coletivo.

O Governo dos Açores associa-se à dor da família, dos amigos e de todos quantos, em Portugal e nos Açores, lamentam a perda de uma personalidade distinta, cuja memória permanecerá como exemplo de integridade, sabedoria e compromisso com o bem comum.

O líder do PS/Açores, Francisco César, manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento de Álvaro Laborinho Lúcio, antigo Ministro da República para os Açores, sublinhando o seu exemplo de “integridade, humanismo e serviço público”.

“Laborinho Lúcio deixou uma marca indelével na história da autonomia açoriana. Foi Ministro da República para os Açores entre 2003 e 2006, durante a presidência de Jorge Sampaio e, durante o seu mandato, pautou a relação entre o Estado e a Região pelo respeito institucional, pelo diálogo construtivo e por uma permanente preocupação com o desenvolvimento equilibrado das nossas ilhas”, afirmou Francisco César.

Magistrado de carreira e juiz-conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, Álvaro Laborinho Lúcio foi ainda ministro da Justiça, deputado à Assembleia da República e uma das vozes mais relevantes na reflexão sobre os direitos humanos e a justiça em Portugal.

“Foi um homem de Estado, íntegro, profundamente respeitado, que sempre valorizou os Açores e a autonomia regional com uma postura de diálogo, ponderação e sentido de serviço público”, afirmou Francisco César.

“Em nome do Partido Socialista dos Açores, apresento as mais sinceras condolências à sua família e amigos, com profundo reconhecimento pelo legado de dignidade e de serviço ao bem comum que deixa ao país e aos Açores”, concluiu o líder socialista.

O deputado do CDS-PP/Açores, Pedro Pinto, reconheceu hoje, na Assembleia Legislativa Regional, o investimento da Vice-Presidência do Governo Regional na melhoria das acessibilidades à ilha Terceira, sublinhando que a mobilidade e a ligação ao exterior são fatores determinantes para “melhorar a qualidade de vida dos terceirenses” e “impulsionar a economia local”.

“O futuro da ilha Terceira depende da qualidade de vida de quem aqui vive e trabalha. Melhorar as acessibilidades é investir nos terceirenses e na sua prosperidade”, afirmou o parlamentar.

Pedro Pinto destacou a recente aprovação do Programa de Incentivos à Captação de Novas Rotas Aéreas para o Aeroporto das Lajes, que prevê a isenção da taxa de passageiro e reduções progressivas nas seguintes, criando condições atrativas para o estabelecimento de novas rotas aéreas.

O deputado referiu também a instalação da nova Estação Meteorológica Automática, um investimento superior a 733 mil euros, que reforça a segurança e a eficiência das operações aéreas, representando uma “transformação tecnológica profunda na infraestrutura aeroportuária”.

Na ótica de Pedro Pinto, a adoção destas políticas terá impacto na melhoria das acessibilidades aéreas.
“Mais voos significam mais emprego para os nossos jovens, mais rendimento para as famílias e mais dinamismo para as empresas locais”, afirmou, enaltecendo o trabalho da Vice-Presidência do Governo Regional, liderada por Artur Lima.

O deputado democrata-cristão frisou ainda que estas medidas integram uma estratégia concertada para aumentar a conectividade, reforçar a competitividade e garantir a igualdade de oportunidades entre as ilhas.

“Não se tratam de privilégios para a Terceira, mas de justiça e equilíbrio regional”, concluiu.

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante