Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Para a presidente da Autarquia, que participou no momento, “a iniciativa é um singelo contributo para uma problemática que afeta muitas famílias e que merece todo o apoio social”.

“É nosso dever, mais do que assinalar estas datas, sinalizar as situações, promovendo o seu debate, o seu esclarecimento e sensibilizando a população para a aceitação e inclusão de quem vive ou convive com estas situações. Só assim seremos, na prática, uma sociedade aberta, inclusiva e solidária”, sublinhou a autarca no final do passeio, organizado pelo Departamento de Educação da Cooperativa Praia Cultural.

A Autarquia assinala ainda o dia com a iluminação em tons de azul das fachadas do Arquivo Municipal e da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira e com o hasteamento de bandeiras com o símbolo do Autismo, pintadas por jovens integrados no projeto “Jovens em Ação”.

O Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo assinala-se a 02 de abril, tendo sido criado em 2007 pelas Nações Unidas.

O Manual de Diagnóstico de Saúde Mental define a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) como «uma perturbação global do desenvolvimento, caraterizada por um défice em três áreas do desenvolvimento: interação social, comunicação e comportamento», afetando o «processamento das informações no cérebro, alterando a forma como as células nervosas e as sinapses se organizam». Fonte: CMPV

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante