Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Hum… respirar fundo e seguir o caminho. Avançar com curiosidade, atenção e tempo. Estes são os requisitos para caminhar, aqui e agora.

Muitas vezes, ao fim de semana, vou passear a pé, sozinha. Sobretudo quando está sol, gosto desse hábito e posso dizer que ele também gosta de mim. Sinto um impulso para me conectar com o tempo presente, a natureza, os sons, cheiros, visões, temperaturas, texturas. A vida a nascer, transformada, e os seus restolhos a desaparecer.

Caminho, escutando os meus passos, sentindo os membros a tocarem no chão, a planta do pé a levantar e a pousar. Ouço a minha respiração, ora fria, ora quente, e sinto-me parte de algo. Não me encontro solitária, mas sim acompanhada por uma tela elástica, pintada de nuvens, árvores, animais, alcatrão, terra, sinais, automóveis, pessoas e máscaras. Aquece-me o canto dos pássaros. O bater das asas e os cães que ladram, ao longe, naquela casa de pedra mágica, acordam-me do sonambulismo diário.

Deambular com atenção, ou com uma intenção de curiosidade e de mente aberta, pode ser uma rotina em que a constante descoberta fará parte do seu dia, seja de manhã, de tarde ou ao anoitecer. No meu caso, aprecio mais fazê-lo de manhã ou de tarde, mas também há beleza no anoitecer. Escutar os pássaros a regressarem aos seus ninhos, sentir o escuro a mudar a temperatura da nossa pele. As sombras que nos transformam em seres gigantes! O nascer da lua, o adeus do sol e as suas belas crias: as estrelas permanentes e aquelas que estão de passagem.

E quando os elementos da natureza se entrelaçam e tudo é magia? Quando somos transportados para uma história real passada debaixo das gotas da chuva, por entre as fagulhas do fogo ou no musgo aveludado que encabeça a terra? É tão bom!

Sim, sabe maravilhosamente tirar um tempo para esta prática com uma consciência e mente de principiante. Sem querer controlar os nossos sentidos ou pensamentos. Simplesmente nutrindo, permitindo-nos sentir. É terapêutico e muito enriquecedor. Tornamo-nos mais observadores, mais serenos e, acredito, mais felizes.

Recomendo este medicamento natural: Caminhe sem destino certo. Ouça, veja, cheire, toque e sinta… tudo o que o momento tem para si. Desfrute muito! A vida é um sopro.

Joana Leal

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante