Março chegou e logo trouxe a primavera no regaço, no rebentar das folhas e das sementes que darão flores e alimentos.
É neste mês que comemoramos o dia da mulher, do sono, do pai, da árvore, da água, da felicidade, do estudante, do teatro, do dador de sangue e do livro português.
Dois dias a mim são particularmente especiais: o Dia Internacional da Mulher e o Dia Mundial da Poesia.
As mulheres continuam a lutar para afirmar os seus direitos alcançados, e a marcar presença ativa nas sociedades.
A poesia é evocada no mundo a 21 de março, sendo palco de inúmeras comemorações e eventos. Existem cidades que oferecem vastos programas com Poesia à Mesa, nas ruas, autocarros, conversas poéticas, saraus poéticos e até maratonas em que poetas recitam poesia por longos períodos, variando na sua duração e participação. Surgem feiras de livros de poesia, lançamentos e outras mais atividades.
Nas Astúrias, o movimento Astúrias, Capital Mundial da Poesia mobiliza as bibliotecas e a sociedade colocando a poesia em todos os lugares: estações de comboios, autocarros, cafés, comércio e escolas. Dom Graciano Garcia fundador deste impulso poético conseguiu abrir portas às palavras e levá-las no balanço dos versos.
Por cá, na Praia da Vitória continuamos a dar vida à Maré de Poesia deste quinzenário e abrir sempre as portas à partilha poética.
A 20 de março a nossa Filarmónica União Praiense, comemorou os seus 120 anos de existência. O Jornal da Praia felicita a instituição e todos/as que nestes anos fizeram parte desta casa, como elementos da direção, maestros e músicos
A 23 de março, pelas 19h30 na Academia da Juventude da Ilha Terceira reuniram-se um grupo de catorze poetas e um músico - canta autor – para celebrar o dia 21 de março. Este evento teve apoio a nível de espaço e logística da Câmara Municipal da Praia da Vitória, na pessoa da vereadora da cultura Professora Paula Sousa. Este dia ficou ainda associado às comemorações das Astúrias, Capital Mundial da Poesia.
Em palco estiveram os poetas: Angélica Borges, António Leal, Ana Paula Borges, Ana Ormonde, Arnaldo Ourique, Carla Félix, Carina Fortuna, Lurdes Freitas, Laura Neves, Helena Martins, Marta Cardoso, Fernando Mendonça, Jorge Morais, José Duarte Soares e nas palavras musicadas Joel Moura.
Ficou a vontade de novamente celebrar a poesia nas ruas da nossa ilha, lembrando que os versos ecoam à volta do verde e do basalto que embala a nossa saudade.
Que março perdure por mais tempo!
Carla Félix, Diretora Adjunta