O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, considera que o lançamento da 1ª pedra do Loteamento do Bairro Americano de Santa Rita, inserido na Empreitada da Obra de Adução e Abastecimento de Água a Santa Rita/Juncal, ocorrido na passada quinta-feira, 19 de setembro, é “mais uma etapa importante de um processo iniciado há bastante tempo e que se adivinha longo ainda”, pois “só termina quando efetivarmos a última escritura devidamente legalizada”.i.
Tibério Dinis salienta também que “as reivindicações fortes, porém justas e necessárias por partes dos moradores”, contribuíram para que este dia “seja marcante na nossa história, quando sentimos intensamente um orgulho pelo caminho preconizado até ao momento. Esta é a minha primeira pedra e tem um significado especial para mim que seja aqui no Bairro Americano de Santa Rita”.
O loteamento, que resulta de uma urbanização já existente, contempla a recuperação de um acesso pedonal já existente, o arranjo da via de circulação e do saneamento básico, melhorando substancialmente o abastecimento de água na área. Haverá também a criação de passeios para peões, zonas verdes, zonas de lazer e lugares de estacionamento, com o aproveitamento de lotes desocupados e a demolição de edifícios em ruínas.
“Hoje é um dia histórico. Faz hoje um ano em que celebramos o acordo que pôs fim aos despejos dos moradores. Houve um mundo de esperança e de trabalho que se abriu, o qual iremos corresponder”, frisou Tibério Dinis.
Quanto à obra de adução e abastecimento de água a Santa Rita/Juncal, esta já foi iniciada no Pico do Rocha e irá estender-se até ao Juncal e Santa Rita, passando por São Brás, Fontinhas e Lajes. Com esta empreitada irá proceder-se também ao asfaltamento da Ladeira de Santa Rita
O autarca praiense salienta também o trabalho desenvolvido “que muitas vezes não é fácil perante as vicissitudes únicas da Praia da Vitória, e porque cada caso é único e envolve uma família”, evidenciando a sua vontade de “dar cada vez mais uma melhor resposta, para que daqui a uns anos as gerações seguintes se possam orgulhar do que foi aqui feito e da perseverança desta gente”.
Estiveram presentes também na cerimónia a Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, e o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, António Borges, e que expressam as suas congratulações à Câmara Municipal pela forma célere e empenhada com que trataram este processo.
GP-MPV/JP