Jornal da Praia (JP) – A edição das Festas da Praia deste ano volta ao formato inicial coordenadas por uma única pessoa. O que levou o Michel a aceitar a coordenação das Festas da Praia 2024? Como empresário sediado na cidade da Praia da Vitória é também uma mais-valia?
Michel Menezes (MM) – A Presidente da Câmara Municipal, Vânia Ferreira e a Vereadora da Cultura Paula Sousa abordaram-me no sentido de aceitar este desafio de coordenar as Festas das Praia, tive de pensar e como já estou na Praia há 44 anos, como trabalhador e depois como empresário estabelecido, faço a minha vida aqui e tinha assim de dar o meu contributo à cidade. Foi uma opção que tive de tomar entre a minha vida profissional e pessoal… como gosto de desafios, aceitei assim este desafio.
Sim, há 44 anos aqui na Praia é uma mais-valia por ao longo dos anos conhecemos muitas pessoas. Passei as fases que esta cidade já passou, ajudei a resolver problemas e adquiri muitos conhecimentos que me ajudam neste desafio.
JP – Todos os anos, a festa tem um tema. O deste ano é “Da fuga da Família Real à Vitória da Praia”. O porquê deste tema e como vai ser adaptado às Festas?
MM – Quando aceitei o convite para coordenar, convidei várias pessoas para prepararem os cortejos, a marcha… e a escolher o tema para as festas, escolhemos este, um tema mais histórico relacionado com um período da história em que a ilha Terceira e a Praia tiveram um papel importante na história de Portugal. Este ano comemora-se 195 anos da Batalha da Praia de 11 de Agosto de 1829. É um tema complexo de se recrear, mas acho que as pessoas vão perceber o sentido do tema.
Vamos tentar recriar o que se passou nesta data logo no cortejo de abertura que se realiza sábado, dia 3 de Agosto, composto por 4 carros alegóricos. O tema está sobretudo adaptado ao cortejo de abertura que marca sempre as Festas da Praia e à Marcha. São uma das nossas apostas.
JP – Estamos a menos de um mês do início das Festas. Como estão a decorrer os preparativos?
MM – Já está tudo pronto para as Festas. O programa está fechado.
JP – Ao longo dos anos, as Festas apresentam programas diversificados. Cortejos, concertos, feiras, todos os anos levam muitas pessoas à Praia da Vitória. Para este ano o que está a ser preparado? O formato e as localizações manter-se-ão ou haverá alterações?
MM – Este ano procedemos a algumas alterações. O dia das marchas vai ser no dia 9 de Agosto, o cortejo das crianças será no sábado, dia 10 de Agosto. Para domingo, dia 11 de Agosto, este ano teremos fogo de artificio a encerrar as festas.
Este ano o Palco Marina volta, o ano passado não houve, mas este ano regressa, mantendo-se o Palco da Zona Verde e o Palco Tradições na Praça Francisco Ornelas. Gostaria de frisar que fizemos uma aposta muito forte para o Palco Marina que irá receber 9 concertos com o destaque para o dia 6 de Agosto com a realização de um “Sunset”, acho que nunca se fez numas Festas da Praia onde atuarão os Insert Coin, grupo que costuma estar na SIC e neste dia virão também os Remember 80’s & 90’s. Também para o Palco Marina teremos Maninho Bossa & Samba no dia 4 de Agosto.
Este ano fizemos uma grande aposta na animação de rua para todos os dias. Teremos animação dos chilenos Tiki taka.
Para a Zona Verde destaco a Expert Fun Zone, um espaço dedicado às crianças com insufláveis e um conjunto de atividades que ficará lateral junto às tascas e ao Palco Zona Verde. Neste espaço, no dia 4 de Agosto, teremos uma noite de cinema para as crianças e uma noite Disco também para as crianças. Será um espaço seguro para as crianças.
Este ano teremos algumas alterações com a introdução da Expert Fun Zone e da reintrodução do Palco da Marina. Fizemos um esforço para manter os dois palcos o da Zona Verde e da Marina. O Palco Tradições na Praça Francisco Ornelas é destinado a outro público.
Outra alteração foi o desfile dos grupos de folclore que este ano não desce a Rua de Jesus. Optamos sim por uma noite de folclore que se realizará na Praça Francisco Ornelas com um desfile de quadros de folclore a explicar os trajes e o que se fazia naquela época, apresentado por Leandro Ávila, membro do grupo de folclore das Fontinhas, seguindo-se as atuações dos grupos no Palco Tradições. Esta mudança foi muito bem acolhida pelos grupos.
Ainda no que diz respeito aos desfiles, termos os carros clássicos e uma novidade que já aconteceu em Angra, um desfile de motos clássicas vestidos a rigor. Vai haver também um desfile de escuteiros.
Os concertos na Dreamzone estão afetos ao promotor que gere o espaço e temos um cartaz muito bom para este ano. Temos também as tradicionais corridas de toiro à corda e a Corrida de Praça no dia 5 de Agosto.
Gostaria também de salientar a Receção ao Emigrante que este ano designamos por Receção à Diáspora que se realizará no dia 2 de Agosto na Praça Francisco Ornelas das Câmara, receção que será abrilhantada pelo duo Maria Areia e Pai Zé.
JP – Os cortejos e em especial o cortejo de abertura e o das crianças são destaque no programa. Quais as expetativas para este ano?
MM – O cortejo de abertura é composto por 4 carros alegóricos e integra entre 70 a 80 pessoas. Posso dizer que vai ser um cortejo um pouco diferente em que os carros vão ter “vida”, não ver ser estáticos, vão ter teatro, encenação com música e movimento. Este cortejo foi projetado e será orientado por Vasco Lima. Acho que vai ser um cortejo interessante.
Em relação à marcha oficial, obviamente, teve de se enquadrar no tema das Festas, terá, como habitualmente, 32 pares, o vestuário é inspirado naquela época. Os arranjos musicais são de Evandro Meneses e a letra do José Esteves e a marcha a cargo de João Azevedo e o guarda-roupa a cargo do Vasco e da Marta.
Quanto ao cortejo das crianças, são três carros, sendo um dos carros repartidos por dois cenários. Também este cortejo vai ter uma envolvência muito grande e é sempre uma expetativa e uma grande surpresa. O cortejo das crianças realiza-se no sábado, dia 10 de Agosto.
JP – Qual a mensagem que quer deixar?
MM – A mensagem que posso deixar… em primeiro agradecer a minha equipa, a todos os elementos que tem colaborado, a todos da Câmara Municipal.
O terceirense recebe muito bem, estamos de braços abertos para receber toda gente que nos visita e o mês de Agosto é um mês de excelência para férias e como habitualmente, a Praia vai encher de pessoas nestes dias de Festa. Penso que vão ser umas excelentes Festas!
Entrevista: Rui Marques
Foto: João Costa/JP