Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Governo dos Açores, através da Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, e da Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, assinou na quarta-feira um contrato-programa com a Universidade dos Açores para a concessão de um apoio financeiro no valor de 93.750 euros, para a abertura de cinco cursos de mestrado em ensino.

De acordo com Sofia Ribeiro, “desde há alguns anos” que não tem havido “uma aposta na região na formação inicial de professores”, o que leva os Açores “à situação atual de manifesta falta de docentes”.

A titular da pasta da Educação explicou que foi feito, junto da Reitoria, “um levantamento das necessidades do sistema educativo regional”, que resultou na abertura de mestrados na área de Português e Inglês no 2.º ciclo do Ensino Básico, Português e Inglês no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, História no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e ainda Informática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.

Para Sofia Ribeiro, a abertura de cursos em mestrado “não é uma resposta única”, tendo que “ser associada em paralelo às alterações funcionais nas escolas” para que haja uma “efetiva atratividade da profissão docente”.

“Tem de haver a oferta formativa na formação de base de um jovem professor, mas também têm de ser criadas condições na educação regional para que a profissão de docente seja atrativa aos nossos jovens”, realçou.

Para isso, a governante frisou que estão neste momento “a negociar o estatuto da carreira docente com as associações sindicais representativas da classe” para poder “criar outras medidas de trabalho que valorizem a profissão”.

O Governo dos Açores já tinha anunciado a implementação de bolsas de apoio a mestrados via ensino para que possam “servir como um incentivo” à docência e para que “problemas financeiros não sejam obstáculos à prossecução dos estudos”.

Por seu turno, a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego destacou a “aposta sem precedentes na formação e qualificação dos açorianos” e a “boa articulação do Governo dos Açores para a prossecução deste desígnio”.

Segundo Maria João Carreiro, a atribuição o apoio financeiro à Universidade dos Açores, através deste contrato-programa, é também o reconhecimento do seu “papel preponderante para a qualificação pós-secundária na região” e, bem assim, “para a boa prossecução da estratégia para a valorização dos açorianos no mercado de trabalho e para o desenvolvimento da região”.

Nesse sentido, a governante lembrou que estão disponíveis na região, no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) 9,8 milhões de euros para apoiar financeiramente os alunos que frequentem licenciaturas, pós-graduações e cursos TeSP, incluindo na Universidade dos Açores. Fonte: GOV Açores

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante