Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Bloco de Esquerda assinala a existência de situações de incumprimento e demora nas respostas do Governo às candidaturas ao programa de integração profissional REACT e ao Incentivo Regional à Normalização da Atividade Empresarial (IRNAE), e enviou hoje um requerimento ao executivo a solicitar informação detalhada sobre as candidaturas a estes programas.
Chegaram ao Bloco de Esquerda denúncias de situações em que a demora na resposta do Governo pode mesmo impedir a colocação de candidatos ou, no mínimo, limitar o seu período de atividade, por estar em causa, por exemplo, a colocação de candidatos em escolas, num momento em que vai começar já o último período letivo.
O Bloco de Esquerda considera que as medidas extraordinárias de apoio ao emprego assumem um papel essencial para empregadores e trabalhadores, permitindo a manutenção de postos de trabalho e a promoção da empregabilidade através da integração profissional de desempregados, mas alerta que a morosidade nos processos de concurso, admissão e aprovação das candidaturas prolonga a situação de incerteza e precariedade das entidades e trabalhadores envolvidos.
“Os atrasos na aprovação das candidaturas, na colocação dos candidatos, e situações de demora nos pagamentos dos apoios atribuídos é um fator de acréscimo da instabilidade e vulnerabilidade na vida e subsistência dos trabalhadores e das empresas”, refere o requerimento do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda.
O Bloco solicita assim ao Governo – entre outras informações – explicações para as candidaturas ao programa REACT que ainda não obtiveram resposta e quer saber quando espera o Governo responder à totalidade dos projetos aprovados.
Relativamente ao programa IRNAE, o deputado e a deputada do Bloco querem que o Governo esclareça em quantas situações o pagamento da 3ª tranche não foi efetuado dentro do prazo legal.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante