Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

«Com 61 anos de idade, faleceu o sr. Henrique Vieira da Silva maestro e compositor. O extinto esteve largos anos em íntima ligação com o panorama musical terceirense, em que vincou posição destacada por méritos próprios. Autor de numerosos trabalhos; fundou e regeu com elevação e saber diversas orquestras, além de outros agrupamentos, revelando-se ainda executante de subido nível». In Memórias Há 50 anos, a União, 8 de Novembro de 2007.

O nosso evocado de hoje distinguiu-se, nos anos vinte, trinta e quarenta do século XX, como executante, compositor e dirigente de diversas orquestras nesta sua ilha onde nasceu e viveu.

Nos três anos de investigação para a preparação do meu livro “Sementeira de Sons”, publicado nos finais de 2006 e para uma prevista história da benemérita “Academia Musical da Ilha Terceira”, a qual nunca veio a lume, por falta de patrocínios das insensíveis entidades culturais, encontrei e reencontrei inúmeras notícias na imprensa sobre esta figura, sempre presente, em múltiplas iniciativas realizadas no nosso meio.

Nos eventos sociais, civis ou religiosos a sua participação era indispensável. Cerimónias como baptizados, aniversários, casamentos, inaugurações, concursos literários, e outros actos solenes eram abrilhantados por este ilustre terceirense, que fez da música a sua grande paixão. Devido a esta última, despendeu imensas horas, para além das que lhe eram exigidas pelas suas funções de sub-inspector da Segurança Social, e outras do foro pessoal.

Ao compulsarmos as páginas de” A União”, ficámos a saber quão relevante foi a sua colaboração nos referidos actos sociais, como prestimoso maestro e homem interessado pelo progresso sociocultural da sua e nossa terra.

No seu ninho familiar, respirava-se uma forte aragem musical. D. Hália Silva, sua esposa, era professora de piano, tendo acompanhado alguns artistas como o tenor Nuno Lomelino Silva, no Teatro Angrense, por duas vezes. As suas filhas, Natália Silva e Helena Silva, foram também inoculadas pelo vírus da música, a primeira, como pianista e docente do Conservatório de Ponta Delgada, do qual foi directora largos anos. Pessoalmente, tive o grato prazer de lhe fazer uma entrevista para o jornal “Directo”, na qual ela deixou transparecer alguma tristeza por Angra e a Terceira terem injustamente esquecido o seu pai. (Directo, 8.04.1983).

D. Helena Silva, por seu turno, foi professora alguns anos do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, no qual a conheci e a encontrei, bastas vezes, até ao seu falecimento, em condições trágicas, quando dirigia e acompanhava ao piano o Coro dos alunos de Iniciação Musical, no 1º. Encontro de Coros da Ilha Terceira, em 1987, com pude constatar” in loco” como assistente do acontecimento. A D. Cecília Silva, a primogénita das três irmãs, também dava aulas particulares de piano.

Durante muitos anos, o maestro Henrique Vieira foi companheiro inseparável do padre José de Ávila, que à música coral açoriana prestou inúmeros e inestimáveis serviços, profusamente reconhecidos por muita gente, como se pode verificar pela imprensa da época.

Trabalharam, ambos, para os três coros fundados pelo talentoso sacerdote, picoense de nascimento: o Orfeão Juvenil, o Orfeão de Angra e o Orfeão Feminino de Angra. Com eles viveram juntos momentos inesquecíveis e receberam inúmeros e calorosos aplausos. Não só do público, mas igualmente dos entendidos da boa música. Ficaram célebres em todo o arquipélago dos Açores as Festas de S. Tomás de Aquino, nas quais ambos participaram, anualmente, assim como nas deslocações do Orfeão de Angra a São Miguel, onde obteve assinalável êxito.

Angra do Heroísmo, então, podia ufanar-se de ser o coração histórico e cultural dos Açores. Isto mesmo foi salientado no “Primeiro Congresso Açoreano”, realizado em Lisboa, em 1940. São do Dr. José Vieira Alvernaz, reitor do Seminário de Angra, e que mais tarde seria elevado às honras cardinalícias, as seguintes palavras.

«Angra actualmente é o meio artístico dos Açores mais exigente, em consequência da cultura musical que lhe tem sido dada… o Seminário possui o maior salão da cidade, talvez dos Açores, onde a população de Angra assiste em massa às esplêndidas festas que se realizam, principalmente, as do dia de S. Tomás de Aquino».

Conclui no próximo número.

15.09.2022

Antonio Neves Leal

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante