Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O mercado municipal da Praia da Vitória vai receber uma loja “Terceira in a Box” para venda e exposição de artesanato certificado pela marca Artesanato dos Açores. O anúncio foi feito pela secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, na abertura da Feira de Gastronomia do Atlântico e da Feira de Artesanato, que decorrem no âmbito das Festas da Praia 2023, que começaram esta sexta-feira, dia 04, e decorrem até domingo, dia 13.

Para a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, a abertura do espaço – que deverá ocorrer no início do próximo ano - representa uma nova oportunidade de dinamização do mercado municipal e um novo incentivo para os artesãos locais.

“Esta parceria com o Governo dos Açores tem por base o nosso compromisso de valorização das infraestruturas municipais e da produção local. O artesanato é, sem dúvida, um setor em crescimento, cada vez mais atrativo e dinâmico, que pode significar uma oportunidade de rendimento complementar ou mesmo de uma via profissional. Significa também um contributo para nossa oferta turística e para a valorização do mercado municipal, que será alvo de mais investimentos de requalificação”, frisou a autarca praiense.

Na abertura da Feira de Gastronomia do Atlântico, que decorreu ao início da tarde de sexta-feira, Vânia Ferreira enalteceu o papel da Escola Profissional da Praia da Vitória na organização deste evento que “marca e qualifica as Festas da Praia”.

“A Feira de Gastronomia do Atlântico é um marco destas Festas e um evento consolidado e acreditado no calendário nacional de certames promotores da gastronomia portuguesa. A parceria com a Escola Profissional da Praia da Vitória é a garantia da excelência deste certame; parceria essa que queremos sempre alimentar e reforçar”, sublinhou.

A Feira de Gastronomia do Atlântico decorre de 04 a 13 de agosto, integrada nas Festas da Praia, contando com oito restaurantes, três charcutarias e três doçarias.

Estreiam-se na feira o restaurante portuense Cufra e o restaurante Geiko, com cozinha tradicional do Japão. Renovam presença a Tasca do Ramo Grande, o Do Dia para a Noite, o Típico, a Tasca Algarvia, o Académico e a Casa Caetano.

Estão presentes também as charcutarias Bísaro, Damar e Marquês Alentejano e as doçarias o Capote, Doce Amêndoa e Queijadinhas da Anita.

“Em cada um destes espaços é possível encontrarmos o melhor da sua área geográfica, oferecendo-nos sabores únicos e irrepetíveis”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Na mesma cerimónia, e a propósito da abertura da Feira de Artesanato que decorre no âmbito das Festas, a autarca destacou a importância da produção artesanal e desafiou o Centro de Artesanato e Design dos Açores e a Escola Profissional da Praia da Vitória a construírem sinergias que levem os jovens a descobrir e a ver o artesanato como futuro profissional.

“Hoje, mais do que nunca, o local e as produções artesanais estão na moda. As várias contingências mundiais, os constrangimentos decorrentes da globalização e as incertezas à escala global, fizeram aumentar a atenção sobre a Proximidade e a Localidade. Saibamos, pois, tirar partido desta nova realidade. Saibamos, por exemplo, encontrar sinergias entre o Centro de Artesanato e Design dos Açores e a Escola Profissional dos Açores que levem a descoberta do Artesanato aos mais jovens; introduzamos a produção manual nas escolas, mas façamo-lo não apenas como mera disciplina de educação visual ou tecnológica, mas como espaço de conhecimento e criatividade. É urgente que a atividade manual reganhe o estatuto que teve no tempo dos nossos avós. Não numa lógica de saudosismo; mas numa perspetiva de futuro de vida, da capacidade de superar e resolver desafios do quotidiano sem recurso a algoritmos ou quaisquer outros artificialismos. É urgente equilibrar o valor do manual com o valor do digital. Ambos são essenciais ao nosso futuro. Por isso, vejamos as nossas Feiras do Artesanato não apenas como repositórios de atividades ancestrais. Vamos promove-las sempre como centros de produção e de geração de riqueza e cultura. É essa a visão que queremos continuar a aprofundar”, argumentou Vânia Ferreira.

As Festas da Praia da Vitória começaram esta sexta-feira, dia 04, prolongando-se até domingo, dia 13, subordinadas ao tema “Do Trigo Dourado aos Pássaros de Ferro”, assinalando assim os 80 anos da presença militar estrangeira na ilha Terceira.

O programa completo das Festas da Praia 2023 encontra-se disponível e atualizado em www.cmpv.pt/festasdapraia, ou na página das festas no Facebook. Fonte: CMPV

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante