Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

ZONA FRANCA

Ilha desconhecida

O tamanho dos Açores vai muito para além da extensão dos seus mares, que conferem grandiosidade a Portugal. Por cada um dos pouco mais de 250 mil residentes nos Açores, existem 6 nativos, e seus descendentes, morando em outros países, o que perfaz cerca de um milhão e meio a habitar a décima ilha.

Nada melhor do que visitar a zona de Fall River, nos Estados Unidos da América, para se perceber que nas ilhas há um enorme desconhecimento sobre a realidade da diáspora açoriana.

Os mais velhos recordam-se com clareza de um tempo em que o turismo nos Açores, praticamente, se resumia às romarias anuais dos seus emigrantes. Eram tempos em que os barris da América animavam os que por cá ficaram. Ano após ano, o comércio florescia com o regresso dos emigrantes. Eram eles que compravam o frigorífico ou o televisor, para que os familiares tivessem acesso a esses “luxos”, ou que proporcionavam a única visita do ano a um restaurante.

Vinham famílias completas, inúmeras vezes com os pais esperançados de que os filhos se enamorassem de alguém que lhes garantisse uma proximidade à terra natal. O sonho americano acompanhava muitos jovens açorianos, fazendo-os ansiar por um casamento ou uma “carta de chamada”.

Era o tempo das saudades. Por cá, muitas saudades das gentes, tantas vezes ainda mais saudades das cartas que traziam “umas dolas” para compor o orçamento familiar. Por lá, saudades das gentes e dos seus cheiros e sabores. O “mercado da saudade” foi, durante muitos anos, o único canal de exportação de produtos açorianos.

Acontece que hoje, muita da nossa diáspora não tem saudades dos Açores, pela simples razão de que não conhece as ilhas. A ideia que estas gerações têm das ilhas é, inúmeras vezes, distorcida e assente em imagens de um passado longínquo. Vêem os Açores como aquela terra distante, com poucos recursos culturais e financeiros, que os seus antecessores faziam questão de visitar todos os anos, gastando as poupanças acumuladas ao longo do ano.

É urgente entender, e aceitar, que para muitos destes descendentes certos costumes são considerados absurdos como as touradas, matanças de porco ou bodos de leite. É preciso mostrar os nossos museus como repositório do passado, mas também com o muito que têm de modernidade.

Primeiro que tudo, há que pugnar para que se sintam açorianos os que cá nasceram, e seus descendentes, os que cá vivem e todos aqueles que amam estas ilhas. Em paralelo, é fundamental que entendamos que esta é a nossa maior riqueza, o sermos muito mais do que aquilo que os censos contabilizam.

Algum trabalho já foi feito na aproximação das ilhas aos seus emigrantes, e descendentes, mas muito mais há a fazer. Aproximar a nossa Universidade dos luso-descendentes deve ser tarefa prioritária, assim como fazer-lhes chegar o que de bom se faz por cá, em termos culturais. Há vida para além do folclore, do Carnaval e das filarmónicas, seja em português ou inglês.

Fazemos pouco, mas comunicamos ainda menos. Temos de melhorar a aposta na comunicação, qualitativa e quantitativamente. Tudo aquilo que não é comunicado, não existe. O mundo em que vivemos é altamente competitivo e temos de saber lutar pela nossa afirmação nesse mercado global. É a economia a funcionar.

Vamos reforçar laços, criando verdadeiras saudades do que se conhece, mas sobretudo do que se desconhece.

Luís Vasco Cunha

*ZONA FRANCA discorda ortograficamente

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante