Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, anunciou hoje o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Vitorino Nemésio, distinguindo António Manuel dos Santos Avelar, natural da ilha Terceira, atualmente a residir em Lisboa, antigo professor universitário, com o 1.º lugar do concurso, pelo romance "Irma". A par de um prémio monetário no valor de 2 500 euros, o autor terá direito à publicação da obra, com uma tiragem de até 300 exemplares, bem como a 10% dos direitos de autor sobre a edição.

Em chamada telefónica realizada esta manhã, o Presidente do Parlamento açoriano felicitou o autor vencedor, sublinhando o "grande mérito do trabalho apresentado e o simbolismo de vencer a primeira edição de um prémio que pretende homenagear uma figura maior da literatura açoriana e da lusofonia como foi Vitorino Nemésio".

Com mais de 400 candidaturas submetidas de diversos pontos da lusofonia, a primeira edição do Prémio Literário Vitorino Nemésio, além de distinguir o vencedor, atribuiu uma Menção Honrosa ao concorrente Natanilson Pereira Campos, escritor brasileiro, natural do Maranhão, autor do romance "As Cercanias do Silêncio". No entender do Presidente Luís Garcia, "esta distinção permite reconhecer publicamente o talento e a qualidade literária das obras apresentadas a concurso, reforçando o propósito do Prémio de incentivar a criação literária em língua portuguesa".

O Presidente da Assembleia Legislativa deixou ainda um reconhecimento especial ao Júri desta primeira edição, composto por "personalidades de reconhecido mérito no panorama literário e cultural", como Eduardo Ferraz da Rosa, na qualidade de presidente, a curadora Manuela Bulcão, e ainda Onésimo Teotónio de Almeida, Susana Goulart Costa e Urbano Bettencourt, destacando "o seu rigor, seriedade e contributo essencial para a excelência e credibilidade deste prémio".

O Prémio Literário Vitorino Nemésio, criado pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reafirma um compromisso com a valorização do património cultural e literário da Região, homenageando uma das suas maiores figuras. A primeira edição, realizada entre 6 de janeiro e 7 de março de 2025, superou todas as expectativas, reunindo candidaturas de vários países da lusofonia como Portugal, Brasil, Moçambique, Angola e Suíça, evidenciando o alcance e o impacto do Prémio na promoção da literatura em língua portuguesa. Fonte ALRAA

Mais sobre o prémio em https://www.alra.pt/index.php/artigossite/1718

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante