Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Na reportagem de hoje, trazemos um grupo de animação da nossa ilha Terceira “Os D’Improviso”, que interpretam nos arraiais das touradas à corda, em jantares típicos, modas terceirenses e de improviso.

É um grupo recente… apareceu este ano, mas está a conquistar o povo por onde passa. Teve a sua primeira atuação no dia 1 de Maio de 2024, na tourada à corda na freguesia das Fontinhas.

Jornal da Praia falou com um dos elementos do grupo, Samuel Martins, que explicou como apareceu e foi criado o grupo composto por 12 elementos:

“No dia 1 de Maio de 2024, na tourada das Fontinhas, entre este grupo de amigos, surgiu a ideia de percorrer algumas casas do arraial para “animar” a tourada! Assim, foi, nesse dia e no dia 11 de Maio, na tourada também nas Fontinhas, mas noutro lugar!

Com algumas modas que já existiam, sendo uma delas a moda “Sempre Cantando” dos “Só Forró”! Depois desses 2 dias, vimos o carinho, apoio e alegria que o povo estava a ter para connosco e pensamos na criação de um grupo! Porque não criar um grupo para animar os nossos arraiais e as nossas touradas, com cantigas ao improviso e com outras modas animadas? Assim foi, e criamos “Os D’Improviso”! Com uma moda de cantigas ao improviso nova, criada pelo Flávio Rocha para o qual vai o nosso agradecimento público!”.

Quanto à composição do grupo:

“Um grupo composto por 12 elementos de diferentes gerações! João Silveira, Vitor Pereira, Fábio Borba, David Borba, Paulo Fagundes, Rodrigo Silveira, Cláudio Inácio, Mário Jorge, Carmo Godinho, Francisco Toledo na melodia e Roberto Toledo e Samuel Martins, que cantam ao improviso, vão cantando algumas músicas e fazem também as cantigas ao improviso para animar o povo e honrar a nossa Terceira e a sua cultura!”, refere Samuel Martins.

Por onde passam, o grupo tem recibo calorosos aplausos e uma excelente recetividade por parte do público que está a aderir a este grupo:

“Em relação ao público não há palavras para descrever o carinho e apoio que o “povo” nos tem vindo a dar! Sente-se que o “povo” já tinha saudades e tinha falta de um grupo a animar assim as nossas touradas, arraias, entre outros eventos! Com aquilo que é muito nosso, as cantigas de improviso! Algumas a sério e com sentimento, outras falando de pessoa em pessoa e também outras na brincadeira! Só podemos agradecer por tudo o que têm feito e pelo apoio mostrado ao grupo! Obrigado!

Este ano, já atuamos em vários lugares e ainda temos muitas confirmações para o que resta do ano!”.

O que diz respeito ao futuro do grupo, Samuel Martins é perentório ao afirmar:

“Em relação ao futuro, o grupo é para continuar! Estamos neste primeiro ano de “experiência” e a verdade é que está a correr melhor do que estávamos à espera! Quem sabe, criar músicas novas, ideias diferentes! Vamos organizar ideias, falar dentro do grupo, definir objetivos e fazer de tudo para continuar a animar a nossa Ilha Terceira!”.

Samuel Martins quis deixar uma mensagem de apreço a todos:

“Obrigado a todos pelo carinho e apoio para com o nosso grupo e vamos continuar a tentar animar para onde formos convidados! Um abraço e muita saúde para todos os residentes na Ilha Terceira e para todos os emigrantes, em nome dos “D’Improviso”!”.

Desde Maio que o grupo já atuou nas Fontinhas, Vila de São Sebastião, Vila Nova, Casa da Ribeira, Serra da Ribeirinha, Quatro Ribeiras, Vila das Lajes ou Biscoitos, entre outros lugares.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante