Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

SEBASTIÃO LIMA / JP - É voz corrente de que os jornais em papel têm os dias contados, devido à revolução digital. Qual a opinião do Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional sobre este problema?

LUÍS GARCIA / ALRAA – A revolução digital é um desafio não só para os jornais, mas para todos nós, cidadãos, instituições e empresas. Temos todos, incluindo os jornais, de nos preparar e enfrentar este desafio, com inovação, criatividade e formação.

Tão ou mais importante que a “revolução digital”, é um outro desafio que os jornais e os meios de comunicação social em geral enfrentam, que é o de serem fontes credíveis de informação. Este é sempre, para mim, o principal desafio dos órgãos de comunicação social: informarem com rigor, profissionalismo e isenção. Aqueles que seguirem este caminho, creio que mais facilmente terão futuro.

SEBASTIÃO LIMA / JP - Os jornais regionais e locais na forma tradicional, atravessam uma crise sem precedentes, que medidas se devem tomar para que esta situação seja ultrapassada?

LUÍS GARCIA / ALRAA – A comunicação social livre, imparcial e credível constitui um pilar de qualquer regime democrático. Por isso, assegurar e reforçar este pilar é um desígnio de todos nós. A imprensa presta, em muitos casos, um verdadeiro serviço público. Neste contexto, entendo e aceito que, em determinadas condições e localidades, os jornais regionais e locais possam ser apoiados pelos órgãos governamentais, a diversos níveis, sempre baseado num quadro legal com regras e critérios objetivos e transparentes. Isto torna-se especialmente evidente, e necessário, em tempos difíceis como aqueles que vivemos, em que as receitas obtidas, por exemplo, com a publicidade diminuem. Contudo, os jornais regionais e locais (e outros meios de comunicação social) não podem ficar sentados nas redações à espera dos apoios públicos. Têm de procurar ser inovadores, criativos, divulgar informação atualizada, de proximidade e até diferente.

SEBASTIÃO LIMA / JP - Que futuro perspectiva para os jornais locais em papel?

LUÍS GARCIA / ALRAA – Na minha perspetiva, o futuro dos jornais locais passa por disponibilizarem uma informação diferente e de proximidade. A pior sensação que tenho às vezes quando pego num jornal local para ler é a de que não tem notícias novas, nem diferentes daquelas que já li em outros meios de comunicação.

Neste mundo global, em que a informação – boa e má – circula a uma velocidade estonteante, os jornais locais têm de se reinventar, descobrir novas estratégicas de fidelizarem e conquistarem novos leitores.

Existem muitos acontecimentos nas nossas comunidades locais que não são noticiados e deviam sê-lo. Essa deve ser, na minha perspetiva, a missão dos nossos jornais locais: divulgar, informar e também ajudar a registar os acontecimentos e as vivências das nossas comunidades. Esta simbiose entre os jornais locais e as respetivas comunidades é uma das receitas para o futuro daqueles.

SEBASTIÃO LIMA / JP - Esta crise implica repensar novas políticas sociais e económicas para os jornais locais?

LUÍS GARCIA / ALRAA – As crises constituem sempre momentos para refletirmos e, muitas vezes, obrigam-nos a mudar os rumos. É bom que aprendamos, nos mais diversos níveis, com a crise complexa que vivemos, que façamos as alterações que se impõem e saibamos aproveitar as oportunidades que também surgem nestes momentos. Como os jornais locais não são imunes a esta crise, terão eles próprios de repensar a sua atuação e, em articulação com os poderes públicos, refletir e definir um adequado quadro legal de apoio aos mesmos, comprometendo-os e ajudando-os a modernizarem-se, e a criarem melhores condições para exercerem a sua missão.

SEBASTIÃO LIMA / JP – O jornal da Praia tem sido um acérrimo defensor da autonomia política e administrativa da Região Autónoma dos Açores, que se quer progressiva e irreversível. Qual deve ser o limite de uma verdadeira autonomia política e administrativa para a nossa região?

LUÍS GARCIA / ALRAA – Aproveito para felicitar o Jornal da Praia pelo seu 40º aniversário, reconhecendo o seu percurso e o seu contributo para o nosso desenvolvimento e para a defesa da Autonomia.

Os meios de comunicação social tiveram, e têm, um papel insubstituível na promoção, pedagogia e defesa da Autonomia Regional. São, sem dúvida, um pilar da nossa Autonomia, que está a celebrar 45 anos, e conto com todos eles para continuarmos este caminho de constante e progressivo aprofundamento da Autonomia, que nunca está acabado.

O percurso feito ao longo destes 45 anos em Autonomia deve orgulhar-nos, mas também devemos ter a humildade, a capacidade de reconhecer e corrigir o que de menos bem ou até mal aconteceu.

Não há dúvidas que a Autonomia, quando bem compreendida e implementada pelos diversos atores políticos, sociais e económicos, é a melhor resposta para o desenvolvimento integral da nossa Região.

Defendo, por isso, um constante aperfeiçoamento da Autonomia, que se deve concretizar em três níveis: a conquista de novas competências, a clarificação e aprofundamento de outras, e a melhor utilização de algumas que já temos, sobretudo, em alguns domínios que claramente ainda não atingimos aquilo que seria desejável.

SEBASTIÃO LIMA / JP – Pode haver democracia, liberdade, e autonomia sem pão?

LUÍS GARCIA / ALRAA – Pode, mas não serão plenas. Tenho afirmado repetidas vezes que não há Autonomia plena se os seus sujeitos não forem eles próprios autónomos. Constitui um desígnio dos regimes democráticos e autonómicos criar condições para dotar as pessoas das condições necessárias, para que possam exercer na plenitude a democracia, a liberdade e a autonomia.

Cuidar, defender e cultivar a democracia, a liberdade e a autonomia tem de ser uma tarefa diária de todos, e os tempos presentes, infelizmente, ensinam-nos que nunca as devemos dar por garantidas.

SEBASTIÃO LIMA / JP – É dado adquirido que a nossa Região Autónoma lidera taxas nacionais de pobreza, abandono escolar e analfabetismo, etc. O que deverá ser feito para sairmos deste triste quadro?

LUÍS GARCIA / ALRAA – Aqui estão alguns domínios em que as políticas implementadas em Autonomia ainda não foram suficientes para atingirmos indicadores satisfatórios. Temos de assumir essas falhas de frente e procurar as melhores soluções para as colmatar. Os novos fundos que vamos receber da União Europeia constituem uma oportunidade que não podemos perder.

Não tenho dúvidas que o sucesso destes combates é determinante para o sucesso da própria Autonomia. Os combates a estes insucessos estão intimamente ligados. Acredito que é através da educação e da formação, adequadas e contextualizadas, que poderemos fornecer às pessoas as ferramentas necessárias para quebrar o ciclo da pobreza, que insiste em perpetuar-se de geração em geração em algumas comunidades.

Temos, pois, que educar, formar e qualificar, e depois conseguir um desenvolvimento económico capaz de valorizar as pessoas e atribuir-lhes um rendimento adequado.

 SEBASTIÃO LIMA / JP – As consequências da invasão da Rússia à Ucrânia estão à vista e muitas ainda são imprevisíveis. Qual a repercussão que terão no país em geral, e na nossa região em particular?

LUÍS GARCIA / ALRAA – Costumamos dizer que uma desgraça nunca vem só, e este provérbio aplica-se ao momento que atravessamos. À pandemia e suas consequências, muito gravosas, somam-se agora as da guerra na Ucrânia, que condenamos, expressando aqui também a nossa solidariedade para com o seu povo.

Esta guerra está a ter um impacto muito forte na economia mundial e afeta sobremaneira uma região pequena e ultraperiférica como a nossa, muito dependente do exterior.

O aumento da inflação, das taxas de juro e a escalada de aumento de preços estão aí, desde a energia aos combustíveis, passando pelos cereais. Isto deve-nos obrigar a refletir e a redefinir estratégias. Desde logo, em dois domínios: a necessidade de aumentarmos a nossa independência energética e a nossa soberania alimentar.

SEBASTIÃO LIMA / JP – Porque é que V. Ex.ª, enveredou por uma carreira política?

LUÍS GARCIA / ALRAA – Não encaro a política como uma carreira, mas sim como uma missão e um serviço que se presta à nossa comunidade, enquanto somos úteis. Quando terminamos esse serviço e essa responsabilidade, devemos regressar à nossa vida profissional.

SEBASTIÃO LIMA / JP – O Parlamento Regional é um sítio “em que gosta de estar?"

LUÍS GARCIA / ALRAA – Estar no Parlamento Regional, naquele que é o primeiro órgão da nossa Autonomia, é uma honra e uma responsabilidade, por se estar em representação do Povo Açoriano. Quando se é escolhido pelas senhoras e senhores Deputados eleitos para presidir à Assembleia, essa honra e essa responsabilidade tornam-se ainda maiores. É precisamente por isso que procuro todos os dias, no exercício desta missão, dignificar, prestigiar e aproximar o nosso Parlamento dos cidadãos e das nossas instituições, para que todos se sintam verdadeiramente representados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Entrevista: Sebastião Lima /Jornal da Praia

Foto: ALRAA

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante