Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O deputado à Assembleia da República Francisco Pimentel critica o PS por “não defender os agricultores açorianos”, estando os seus deputados dos Açores “a seguir a toada centralista do Governo da República, ao invés de apoiarem decisões em prol do principal setor económico da nossa Região”.

O social-democrata reiterou a sua posição sobre a exclusão dos agricultores dos Açores do regime geral dos apoios financeiros extraordinários aos setores agrícola e pecuário, afirmando que “os deputados do PS/Açores no parlamento nacional estão a ser mais socialistas que açorianos”, afirmou.

“Não se pode aceitar que um deputado do PS eleito pelos Açores finja ignorar que o Governo da República aprovou um regime geral de atribuição de apoios financeiros – de âmbito nacional – que não está a ser aplicado no arquipélago”, disse.

“Trata-se de ajudar os agricultores a fazer face às exigências decorrentes da inflação, ao aumento dos custos de produção e energéticos, enfim aos fatores que afetam atualmente a sua atividade”, disse.

Para o deputado, “é cada vez mais claro que foi intencional a exclusão dos agricultores açorianos daqueles apoios por parte do Governo da República, que cairia no esquecimento se o PSD não o tivesse denunciado”.

Com efeito, o PSD entregou um projeto de resolução na Assembleia da República, denunciando “a discriminação de que os agricultores açorianos são vítimas, mas igualmente a reivindicar a correção urgente de uma realidade que vai ao arrepio do autorizado por Bruxelas e do anunciado naquele diploma nacional”, explicou.

“Esse projeto de resolução teve a sua apresentação e discussão agendada para o passado dia 24 de maio, o que não aconteceu em virtude de um pedido de adiamento apresentado pelo PS. Convém que os agricultores dos Açores estejam a par dessa triste atuação”, insistiu.

E lembrou que “isso está a impossibilitar os nossos agricultores dos setores dos bovinos de carne e de leite de acederem a apoios concretos de 56 e 185 euros, respetivamente, por animal, num programa nacional que ascende a mais de 140 milhões de euros”

Francisco Pimentel ainda acredita “na retratação, por parte do Governo da República, para que a aplicação dos apoios em apreço possa abranger todos os agentes económicos nacionais, sejam eles do continente, dos Açores ou da Madeira. Até lá, cabe ao PSD defender um setor como a agricultura, que representa 6,8% do nosso PIB, e a produção de leite nos Açores, que corresponde a cerca 37% do total nacional”, concluiu.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante