Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Nesta edição JP entrevista Jorge Fonseca que falou sobre a sua experiência no ramo automóvel, na empresa que criou e no setor na ilha Terceira.

 

Jornal da Praia – Quem é Jorge Fonseca?

Jorge Fonseca – Jorge Fonseca, é um jovem humilde, sonhador, ambicioso, que nasceu e viveu em Angra até aos seus 6/7 anos, depois veio para a Praia da Vitória, onde contínuo os estudos, cresceu, viveu, aprendeu, fez amigos e família… uma das razões que motivou a abertura do negócio na Praia da Vitória.

Jornal da Praia – O que levou a criar a empresa Jorge Fonseca Auto?

Jorge Fonseca - Inicialmente, sinceramente, não era para abrir um negócio. Agora posso dizer que foi uma situação satisfatória que levou à criação da Jorge Fonseca Auto, mas que no início de nada inteligente teve.

Durante 19 anos trabalhei no ramo automóvel. Ao longo destes anos, adquirindo muita experiência, atravessei épocas altas e épocas baixas, conheci muitas pessoas. Trabalhei 19 anos na Sotermáquinas, empresa da qual devo toda a minha experiência, formação e know-how. Foi uma escola para mim e que muito agradeci, também ajudou na minha decisão de abrir a Jorge Fonseca Auto. Mas, quando fiz 41 anos tive a sensação de que precisava de mudar… e essa mudança veio com uma proposta para trabalhar num ramo completamente diferente.

Em Dezembro de 2021, fui convidado por um empresário da Praia da Vitória para ser responsável por um ramo de negócios que não era o ramo automóvel. Apesar de ser uma área de negócios que até dominava, acabo por aceitar a proposta mas o acordo de começar em abril de 2022, porque deixou questões relacionadas com o meu trabalho nas Sotermáquinas. Nesse espaço de tempo, despeço-me e tirei férias por volta de março de 2022. Quando regressei fui ao meu novo trabalho para me inteirar sobre as minhas novas funções, conhecer as pessoas, como funcionava o mercado. Mas o meu telefone manteve a chamar com questões relacionadas com o ramo automóvel: Jorge preciso de um automóvel para a minha filha, Jorge o que achas deste carro… Sei que estive uma semana a inteirar-me do meu novo serviço, era um projeto muito planeje, mas os carros não me saíram da cabeça. Fui ter com esse empresário e expliquei-lhe que não podia aceitar a proposta porque a minha paixão eram os carros e que não podia estar em dois lados. Como muita pena minha tive de recuar na minha decisão e fiquei desempregado. Foram momentos sem perceber que era realizado e não o sabia. Deixei a “poeira assentar” e assim criei esta empresa.

Outra razão foi também realizar um sonho de criança. Havia um amigo do meu pai que tinha um stand de automóveis e gostava de lá ir e pensava muitas vezes que um dia haveria de ter um também.

Jornal da Praia – Então a sua experiência no ramo automóvel foi e é uma mais valia na criação desta empresa inaugurada no início deste ano?

Jorge Fonseca – Portanto… as pessoas que me acompanham diariamente, como a minha mulher, alguns amigos mais chegados ajudaram-me a “abrir os olhos”: tu tens os conhecimentos, a experiência! Estava numa situação que não tinha trabalho, num impasse comecei a pensar na minha experiência no ramo automóvel e foram esses conselhos que levaram a pensar seriamente que tinha condições para criar então o meu próprio negócio, mas um dos primeiros pensamentos para concretizar foi o espaço. Não tinha espaço físico para instalar a empresa. Tive de criar um planeamento, contactar parceiros como oficinas de mecânica, pintura, lavagem de carros, ter serviços de garantias que cobram as avarias das viaturas, ter uma intermediação de crédito para os clientes, tudo foi necessário para planear a criação da empresa.

Os procedimentos legais para criar a empresa decorreram desde Março de 2022 até final desse ano, mas tinha de encontrar um espaço. O primeiro não tinha as condições ideais para instalar o negócio e desejava um espaço aqui na Praia da Vitória, neste lado da ilha onde fui criado e cresci e que gosto muito e onde tenho muitas amizades e então apareceu este espaço em Junho do ano passado onde viria a alugar e a instalar a minha empresa. Mas o espaço era demasiado grande e não podia, por uma questão de estar num início de negócio, dispor de todo o espaço e então surgiu outra pessoa, cheguei a um acordo e dividimos o espaço, ficando eu com uma parte.

A partir deste momento tive de avançar, concretizar a empresa. Abri a minha atividade em nome individual na área de compra e venda automóvel e de intermediário de crédito. Neste momento estou a tratar para passar a empresa para Unipessoal Ltd para ser menos penalizados em impostos. A empresa Jorge Fonseca Auto foi então criada oficialmente em 3 de Janeiro de 2023 mas até aqui foi necessário muita logística, tratar de muitos pormenores, fazer formação em intermediário de crédito, já que queremos um serviço profissional que vá de encontro a quem nos procura.

Abri a porta em Fevereiro deste ano e nessa data já tinha 18 viaturas para entrega e até Julho tem estado a correr bem com entradas e saídas de viaturas constantes, mas a logística de entregas para repor o stock não é fácil e é necessário muita logística e trabalho para ter sempre viaturas para entrega. O que me interessa são viaturas semi-novas, provenientes de empresas de renting em Portugal continental com historial de revisões na marca, em perfeito estado de conservação, são o tipo de viaturas que preferencialmente comercializo aqui na minha empresa. Também compro carros cá na ilha quando estão disponíveis para comprar.

Por enquanto sou o único funcionário e faço tudo, no futuro pretendo contratar mais funcionários.

Jornal da Praia – Quais os serviços que a sua empresa presta?

Jorge Fonseca – A minha empresa presta serviços essencialmente de compra e venda de viaturas e de intermediária de crédito.

Quando uma viatura é rececionada aqui no stand toda ela é verificada, preparada e só depois é entregue ao cliente com a sua garantia e plano de manutenção. A partir daí o cliente decide se quer fazer a manutenção numa oficina parceira da minha empresa ou opta por outra à sua escolha desde que possua as faturas das revisões e quilómetros marcados para em caso de necessidade possamos ativar a respetiva garantia.

Jornal da Praia – Como analisa o setor automóvel na ilha Terceira?

Jorge Fonseca – O nosso parque automóvel oscila muito.

Neste momento o setor automóvel aqui na ilha passa por bons momentos. E digo isto porque temos parque automóvel para comercializar. Nos últimos três anos houve muitas dificuldades devido ao Covid-19, devido à questão da Rússia, com rupturas de stock em carros novos, falhas nas entregas, escassez de componentes eletrónicos, falta de peças…

Mas, no entanto, quando estávamos a sair da situação negativa do Covid, entra-se numa situação de inflação enorme que toca a tudo e a todos e abrangem os carros novos e por essa via os carros usados também sofrem inflação. As pessoas vêem noticias e estão cientes que de facto está a haver uma inflação. Mas devido ao aumento significativo nos carros novos, os usados começaram a ter muita procura e começaram também a esgotar stocks…

Temos na ilha Terceira várias empresas neste setor e do que analiso, todos com muito ou pouco esforço, vão concretizando os seus negócios. Queremos acreditar que o setor está atravessar “bons dias”, apesar de algumas dificuldades como a questão na demora na entrega de novas viaturas nas concessionárias ou questão da inflação de quem compra e vende e as pessoas estão a habituar-se a esta nova realidade. Mas quero acreditar que o setor está a recuperar.

Jornal da Praia – Quais as preferências dos clientes e que tipos de carro procuram?

Jorge Fonseca – Tenho vários tipos de clientes.

Fala-se muito em carros elétricos, mas nem todas as pessoas querem um carro elétrico. Pessoalmente tinha alguma resistência ao carro elétrico, mas depois de conduzir fiquei fascinado com esta tecnologia com várias vantagens. No entanto o carro elétrico ainda não está ao alcance de todas as carteiras e as pessoas, das duas uma, ou compram o mesmo modelo em combustão ou então um usado.

Tenho viaturas na gama dos utilitários como Opel Corsa, Renault Clio, Citroen C3, Renault Clio, Peugeot 208, se bem, tenho alguns clientes que preferem Mercedes ou viaturas de gama intermédia.

Temos de perceber que a empresa embora criada no início do ano, só em Março, Abril e Junho foram meses interessantes em que vendemos um pouco de tudo desde carrinhas, utilitários, citadinos, diesel e carros de alta e baixa gama.

A tipologia que tenho mais aqui no stand são os utilitários, uma alternativa aos carros novos. Por exemplo, um novo utilitário que atualmente custa 24 mil euros, o mesmo em semi-novo pode sair por um preço mais baixo bastante significativo e com garantia.

Mas, temos variedade de tipologias que podem ser adquiridas através de consultadoria, de acordo com o que o cliente procura.

Jornal da Praia – Qual o futuro do automóvel?

Jorge Fonseca – A indústria automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciados pela evolução tecnológica. A era do elétrico é uma realidade e está para ficar, porém, iremos ter viaturas a combustão por mais uns bons anos...

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante