Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Ontem, dia 31 de março, foi apresentado o livro Angra em Revolução: o levantamento liberal de 2 de abril de 1821 da autoria do historiador terceirense Francisco Miguel Nogueira.
A obra patrocinada pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, foi lançada ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com uma lotação limitada. A apresentação do novo livro marca o início de comemoração dos 200 anos do Levantamento Liberal na Ilha. Esta celebração vai continuar com um ciclo de conferências organizadas pelo Município Angrense, em parceria com o Instituto Histórico da Ilha Terceira.
Segundo palavras do próprio autor: “a poucos dias do 2º centenário deste episódio, este livro buscou contar não só este evento, mas toda a conjuntura da Revolução Liberal de agosto de 1820, no Porto, que abriu um novo capítulo na História de Portugal, em que este livro se insere. Além de contar todo o ambiente vivido nesta cidade e nesta ilha antes, durante e logo após o levantamento liberal.”
Nas palavras de Francisco Miguel Nogueira, “em um tempo em que tudo é fugaz, manter viva a Memória Coletiva de todos nós é essencial. Conhecer e divulgar a nossa História, preservar e dinamizar o nosso Património e promover o nosso conhecimento do meio onde vivemos não é um capricho, é uma necessidade para a Cultura de todos nós enquanto terceirense e enquanto açorianos.” Mais, o historiador alerta que “este livro procura colmatar um certo desconhecimento sobre este episódio, lembrando a todos nós a importância de se conhecer o passado, pois saber mais do que fizemos, é saber melhor quem somos”.
O livro “embora seja sobre o levantamento liberal, acaba por focar-se em dois nomes que não se podem dissociar destes acontecimentos e que a sua mentalidade e sua forma de pensar e agir serão determinantes no desenvolvimento da revolta e suas consequências. Estamos a falar do 7º Capitão-General dos Açores Francisco de Araújo e Azevedo e do 8º Capitão-General dos Açores Francisco Garção Stockler.”
O livro Angra em Revolução: O Levantamento Liberal de 2 de abril de 1821 está, a partir de hoje à venda, na Loja do Município, na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. Para os interessados de fora da Ilha, basta enviarem e-mail com os seus dados para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante