Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O candidato do PSD/Açores a Presidente do Governo garantiu que um executivo social-democrata irá ser “reivindicativo” de mais verbas do Fundo de Recuperação europeu para a Região, visto que a atual governação socialista “perdeu capacidade negocial” junto da República.
“Um Governo do PSD será reivindicativo do reforço de verbas do Mecanismo de Recuperação e Resiliência para os Açores. O quadro anunciado pelo Governo da República é insuficiente, o que, estranhamente, merece apenas o silêncio do Governo Regional”, afirmou José Manuel Bolieiro, em declarações aos jornalistas, durante uma ação de campanha em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
O líder social-democrata mostrou-se “solidário” com as dificuldades que as empresas açorianas estão a enfrentar e considerou “manifestamente insuficientes” as verbas provenientes do Fundo de Recuperação europeu para a economia privada regional.
“O quadro anunciado prevê apenas 10 milhões para a capacitação empresarial e, sobretudo, para a atividade económica. É insuficiente e, portanto, é preciso reverter essa situação”, considerou.
José Manuel Bolieiro referiu que o atual Governo Regional socialista tem vindo a “perder capacidade negocial” na distribuição de fundos da União Europeia, dado que as verbas anunciadas para a Região pelo Governo da República ficam muito aquém do anunciado.
“O Governo Regional anunciou que estavam previstos 720 milhões. Agora, o Governo da República disse que essa verba será de 580 milhões. Fica demonstrado que o Governo Regional está a perder capacidade negocial e o Governo de António Costa está de costas voltadas para os Açores”, frisou.
O candidato do PSD/Açores a Presidente do Governo lembrou que o partido defendeu que “deveriam caber à Região mais de 1.000 milhões de euros” do Fundo de Recuperação europeu, tendo em conta a quebra significativa do Produto Interno Bruto regional estimada pelos parceiros sociais.

 

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante