Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, marcou hoje presença na abertura da edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que tem os Açores como destino nacional convidado, lembrando o percurso já desenvolvido e a missão de, em 2024, consolidar o destino no que à sustentabilidade diz respeito.

“Estamos já a ver o resultado do trabalho realizado, e 2024 é também um ponto de partida para a consolidação dos Açores como destino turístico sustentável”, frisou o governante, falando na abertura do certame.

“É bom viver nos Açores e é bom visitar os Açores. É este o nosso grande lema, e está aqui bem expresso na BTL”, prosseguiu José Manuel Bolieiro.

Para o Presidente do Governo dos Açores, a “identidade” dos Açores é uma “referência diferenciadora e única” para quem procura novas experiências turísticas.

Na BTL estão presentes os 19 municípios da Região e dezenas de empresas açorianas, que foram visitadas pelo Presidente do Governo no primeiro dia do evento.

Recorde-se que, em 2023, os Açores bateram todos os recordes no setor do turismo, com os alojamentos turísticos a registarem cerca de 3,8 milhões de dormidas e de 1,2 milhões de hóspedes.

Os últimos dados divulgados pelo Serviço Regional de Estatística (SREA) indicam que, no último ano, “o total de dormidas foi de 3,8 milhões, representando um acréscimo face ao ano anterior de 15,1%. Relativamente aos hóspedes, o número total foi de 1,2 milhões, valor superior em 14,8% relativamente ao ano 2022. Neste ano, a estada média situou-se nos 3,18 dias”.

Segundo o SREA, estes são os valores mais elevado desde que há registos (2001).

Refira-se, ainda, que se gerou um valor recorde de 157,8 milhões de euros em proveitos nos estabelecimentos hoteleiros, marcando 2023 como o primeiro ano de sempre a superar os 150 milhões de euros de proveitos totais na hotelaria dos Açores.

O último ano foi, para o turismo açoriano, não apenas o ano de todos os recordes, como também aquele em a Região recebeu alguns dos mais importantes prémios mundiais do setor - a começar pelo galardão de “Melhor Destino Mundial de Turismo de Aventura”, atribuído pela World Travel Awards.

Os Açores são a primeira região arquipelágica do mundo com certificação de “Destino Turístico Sustentável” e, em 2023, garantiram o “Nível IV de Prata”, que reforça a liderança em matéria de sustentabilidade turística, visando atingir o “Nível Ouro” em 2024.

Esta evolução na certificação surge “porque a Região respondeu aos critérios do ‘Global Sustainable Tourism Council’, organismo internacional de acreditação para a certificação de turismo sustentável”.

Também a prestigiada National Geographic destacou os Açores na categoria “Natureza”, revelando tratar-se de uma “terra nascida do fogo, mas agora envolta em verde”, salientando que “os Açores trabalham para garantir o seu futuro”. Esta revista tinha destacado os Açores com um dos destinos de eleição para 2023, no final de 2022.

Paralelamente a estas conquistas, o Projeto “Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos venceu o Prémio Nacional do Turismo na categoria “Turismo Autêntico”, iniciativa do Expresso e BPI, enquanto a Madalena do Pico foi distinguida como uma das “Best TourismVillages”, pela Organização Mundial de Turismo.

Recentemente, já em 2024, a Região Autónoma dos Açores renovou o galardão Quality Coast, prémio internacional atribuído pela Green Destinations que distingue a qualidade ambiental costeira para um turismo sustentável.

O desempenho turístico da Região e os vários galardões e prémios internacionais demonstram a evolução positiva do turismo dos Açores, os elevados níveis de qualidade oferecidos no destino e o reconhecimento internacional que a região conquistou num dos mais competitivos setores da economia mundial. Fonte: GACS

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante