Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Secretário Regional da Saúde e Desporto afirmou esta tarde, no Parlamento, que o Executivo da Região “está a deixar um registo de execução e de obra feita”.

Respondendo a deputados da oposição, no âmbito de um debate sobre o pós-covid, Clélio Meneses apontou o aumento de consultas, de exames e de cirurgias, realizadas em 2022, já como acontecera em 2021, relativamente a anos anteriores à pandemia, e a redução do tempo de espera para cirurgia, a realização de obras em diversas unidades de saúde, a formação e a contratação de mais de mil profissionais para o sector, já na vigência do atual Governo Regional, como “respostas que desmentem claramente as insinuações e acusações torpes, que vêm de uma oposição que apenas dá contributos negativos”.

“A nossa preocupação é construir, e trabalhar todos os dias, em conjunto com os profissionais de saúde, para dar uma resposta mais rápida, mais eficaz e mais próxima”, sublinhou.

O governante destacou como “único”, o aumento de 100% nos valores de formação no Serviço Regional de Saúde, plasmado no Plano e Orçamento para 2023. 

"O anterior governo não nos deixou qualquer plano de formação”, sublinhou.

O Secretário Regional relevou também a abertura de 920 vagas para profissionais de saúde, até ao presente. 

“São 301 Assistentes Operacionais, 138 Assistentes Técnicos, 162 enfermeiros, 54 Técnicos Superiores, três Técnicos Superiores de Saúde, 54 Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, sete Farmacêuticos e 198 Médicos”, enumerou.

Relativamente a consultas realizadas, Clélio Meneses afirmou que “em 2021 bateram-se todos os recordes, mas 2022 foi ainda melhor”.

“Ultrapassamos um milhão de consultas, mais de dez mil cirurgias e realizámos mais de sete milhões de exames complementares de diagnóstico. É esta a resposta às pessoas, da prova do trabalho, e de que estamos a melhorar. Não está tudo feito, mas este caminho demonstra que as acusações são absolutamente sem fundamento”, frisou.

O governante relevou ainda o esforço de recuperação de listas de espera para cirurgia, nos últimos dois anos. 

“Estamos a ter sucesso”, disse. 

"Hoje temos nos Açores menos 2.315 pessoas em lista de espera, do que quando tomámos posse, e com mais propostas cirúrgicas. O tempo médio de espera, na vigência do anterior governo era de 540 dias, agora são menos 172 dias”, frisou.

Clélio Meneses destacou igualmente a realização de obras em diversas unidades de saúde, afirmando que “o anterior governo fez uma encrenca com o Centro de Saúde de Velas, em São Jorge, tinha uma obra parada e um processo em tribunal, e o atual Governo resolveu, fez um projeto novo e a obra está a acabar”.

“O anterior governo do PS, não quis abrir a radioterapia na Terceira, este Governo abriu, fechou o Serviço de Atendimento Urgente em Ponta Delgada, mas que agora vai abrir, e fechou os centros de saúde de São Roque e Lajes do Pico, que este Governo reabriu. A vossa imagem é esta”, alegou o governante em resposta direta à bancada socialista. Fonte: GACS

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante