Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Faleceu no dia 2 de Outubro do corrente ano, o nosso ilustre colaborador, Dr. Aurélio Ventura Martins Pamplona, aos 86 anos de idade, natural da Praia da Vitória, Coronel de Infantaria, Licenciado em Psicologia e Psicoterapia, Mestre em Psicologia da Saúde, intelectual com muita influência no meio cultural, militar e social onde estava inserido.

Foi fiel colaborador do Jornal da Praia, ao longo de muitas edições, sob o título “O Cantinho do Psicólogo”, artigos que compilou em livro “O Cantinho do Psicólogo Cento e Vinte e Sete no Cravo”, lançado no dia 27 de Julho de 2018, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória.

Este livro, é muito mais que múltiplos artigos do foro científico/psicológico, publicados no nosso jornal quinzenalmente, esta compilação de pensamentos psicológicos e meditações é um manual de comportamentos actuais que apelam à reflexão sobre como podemos melhorar a nossa maneira de viver a vida na família, na sociedade, no meio laboral, ou seja, o nosso relacionamento com os outros. Doou-nos esta obra importante, que certamente despertou não só o interesse dos estudiosos de psicologia, mas também a um vasto número de interessados e leigos na ciência do “estudo da alma”, que com mestria nos ensinou que a psicologia faz parte integrante da vida, e a que não podemos ficar alheados, pois o homem nasce para ser feliz, e as propostas redigidas pelo Dr. Aurélio Pamplona oferecem uma eficaz abordagem terapêutica para conseguirmos a paz com nós mesmos.

Nasceu a 5 de Abril de 1939, na freguesia de Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, após a instrução primária “passou a ajudar o pai na lavoura que necessitava da sua colaboração”, até conseguir ir para o Liceu de Angra do Heroísmo, ingressou na Academia Militar, onde frequentou o curso de Infantaria Militar, e mais tarde quando era Major e Coronel do Exército, frequentou a Universidade Nova de Lisboa – nos turnos da noite – e formou-se em psicologia.

Como oficial do Exército, desempenhou diversas funções inerentes aos postos de Alferes (1962-1964), Tenente (1964-1966), Capitão (1966-1974), Major (1974-1983), Tenente Coronel (1983-1988) e Coronel (desde 1988).

Dessas funções destacam-se as de Comandante de Pelotão, de Destacamento e de Companhia, Oficial de Operações de Batalhão e de Regimento, Adjunto de Chefe de Repartição, 2.º Comandante e Comandante Interino de Regimento, Chefe de Gabinete de Psicologia Aplicada do Centro de Estudo Psicotécnicos do Exército, Comandante do Centro de Classificação e Selecção de Setúbal, Director do Centro de Estudos Psicotécnicos do Exército, hoje Centro de Psicologia Aplicada do Exército, funções estas que cessou em Maio de 1997.

Prestou serviços em diversas localidades de Portugal Continental, Portugal Insular e no Ex-Ultramar (cumprimento de três comissões de cerca de dois anos, respectivamente em Angola, Moçambique e Guiné, a maior parte do tempo em zona operacional).

Na sua longa actividade militar, recebeu 12 condecorações (nomeadamente a Medalha de Prata de Serviços Distintos em 1996), uma dos quais lhe permitiu, bem como à filha, frequentar a Universidade sem pagar propinas, e recebeu 16 louvores.

Como psicólogo militar, participou em diversas acções de formação, seleção, apoio psicológico e encontros, fundou e dirigiu a Revista de Psicologia Militar, coordenou a Divisão de Psicologia Militar da Associação dos Psicólogos Portugueses, e dedicou-se à escrita de artigos diversos, alguns publicados em revistas nacionais e internacionais, e como psicólogo civil, dedicou-se a palestras, à docência, ao apoio de jovens, adultos e idosos, e à publicação de artigos no Jornal da Praia, visando a sensibilização da importância do psicólogo, e apoiou psicologicamente os combatentes no âmbito dos cuidados de saúde da Liga dos Combatentes.

O Grupo de Amigos da Praia da Vitória, o Jornal da Praia, choram e lamentam a morte do nosso ilustre colaborar, Dr. Aurélio Pamplona, mas a sua morte não é de modo algum um aniquilamento absoluto da sua vida cheia de sonhos e projectos, de emoções e alegrias, mas a entrada para a nova vida, a vida eterna, onde certamente Deus lhe concederá o eterno descanso da luz perpétua, ao militar exemplar e douto psicólogo.

À família enlutada, o Jornal da Praia apresenta os mais sinceros pêsames.

Sebastião Lima, Diretor

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante