O Partido Socialista apresentou no dia 11 de agosto feriado municipal, no Auditório do Ramo Grande, a candidatura às eleições autárquicas do próximo dia 26 de setembro.
Na sessão oficial de apresentação dos candidatos do Partido Socialista, Berto Messias, candidato à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória, no seu discurso de apresentação apontou vários objetivos para concretizar caso seja eleito, entre os quais a reorganização da baía da Praia da Vitória, um Plano de Ordenamento Turístico para o concelho ou mais colaboração com as freguesias.
Segundo disse, é necessário “perceber aquilo que hoje funciona bem e corrigir aquilo que não funciona bem, e que todos anos onera de forma excessiva a Câmara Municipal”, para além de afetar “consideravelmente a qualidade das águas e a qualidade das praias”.
Assumindo uma postura firme e determinada nesta questão, Berto Messias, diz que se necessário for irá remover, “deslocalizando para outra zona infraestruturas já existentes”, exemplificando com a marina da Praia da Vitória, que não lhe retirando méritos, afirmou que todos os anos “cria um conjunto de problemas ao nível do assoreamento e da expansão do areal da prainha”.
O candidato socialista revelou-se convicto que nova “visão”, devidamente assessorada tecnicamente e com o contributo de todos aqueles que se dedicam ao surf, windsurf, bodybord e às atividades náuticas, permitirá um reordenamento da baía para que ela possa “continuar o seu caminho de importante contributo para a valorização da Praia da Vitória”.
Berto Messias elencou também um conjunto de infraestruturas que são necessárias na Praia da Vitória, como um pavilhão multiusos, um novo mercado municipal, novas zonas empresariais e um centro interpretativo do Ramo Grande
Para além do Plano de Ordenamento Turístico do concelho da Praia da Vitória, onde se insere a proposta de reordenamento da baía da cidade, Berto Messias quer implementar um plano estratégico de reabilitação dos edifícios públicos por todo o concelho e um de fomento à habitação.
Berto Messias quer ainda potenciar o investimento externo na Praia da Vitória, assumindo como prioritário a conclusão da revisão do Plano Diretor Municipal e a constituição – contando com os recursos já existentes – de uma agência para o investimento.
No plano social, o candidato socialista à Câmara de Praia assume que continuará a apoiar quem mais precisa, mas pretende também aliviar a “taxa de esforço” mensal das famílias da classe média, no âmbito das competências de um presidente de Câmara.
Assumindo uma colaboração total com as juntas de freguesia, Berto Messias, assume o compromisso de afetar uma percentagem a definir da receita do IMI às juntas, para que essas possam melhor responder às necessidades das suas populações.
Nesta sessão de apresentação dos candidatos, que não contou com a presença de todos os candidatos devidos às restrições pandémicas, intervieram ainda o mandatário da juventude, José Dias, o mandatário da candidatura, Roberto Monteiro, a candidata à presidência da Assembleia Municipal, Fátima Homem e o secretário coordenador do PS/Terceira, Sérgio Ávila.
CANDIDATOS ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Fátima Homem
Carlos Enes
Nivalda Bettencourt
Valter Peres
Carina Dias
Agostinho Simões
Daniela Andrade
José Laranjo
José Paim
Eulália Leal
Simão Fonseca
Ricardo Ferraz da Rosa
Daniela Medeiros
Rodolfo Franca
Fábio Valadão
Mónica Brum
Nuno Santos
Joana Machado
Pedro Medeiros
Marta Meneses
Carolina Amaral
Francisco Rocha
José Lemos
Nisa Ramos
Flávio Moreira
João Santos
Taciana Rocha
Pedro Alves
Carlos Gomes
Andreia Mendes
Rúben Leonardo
Francisco Ourique
Luzia Sequeira
Ivo Moreno
António Pereira
Filomena Aguiar
Jorge Rocha
Paulo Messias
CANDIDATOS CÂMARA MUNICIPAL
Berto Messias
Marco Martins
Isménia Alves
Pedro Machado
Nuno Ribeiro
Leila Dinis
Catarina Nogueira
Rita Branco
Luís Leal
Francisco Ventura
Maura Borges
Rodrigo Pereira
Jéssica Ourique
Simão Fonseca
Ana Paula Flores
Jéssica Silva
Nuno Meneses
Carlos Armando Costa
CABEÇAS DE LISTA ASSEMBLEIAS DE FREGUESIA
Agualva: Francisco Ventura
Biscoitos: Francisco Vaz Valadão
Cabo da Praia: Osvaldo Sousa
Fonte do Bastardo: Júlia Faria
Fontinhas: Hélder Pereira
Lajes: Norberto Inácio
Porto Martins: Maura Branco
Quatro Ribeiras: Bruno Narciso
Santa Cruz: António Borges
São Brás: Marco Toste
Vila Nova: Vasco Lima