Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, apelou, esta manhã, a uma ação conjunta da sociedade na “luta pela preservação e conservação do nosso planeta”, durante a abertura oficial dos XXVII Encontros Filosóficos, que decorrem de 26 a 28 de abril na Escola Secundária Manuel de Arriaga, na cidade da Horta.

“Sentimos na pele o alcance deste desafio, por isso temos todos de fazer a nossa parte, começando pela nossa ação no dia-a-dia, em casa, no local de trabalho ou na escola”, exortou o Presidente Luís Garcia, defendendo a alteração de hábitos e rotinas que permitam “exigir maior responsabilidade e ação às nossas instituições e órgãos de governo próprio”.

Dirigindo-se aos alunos e professores daquela escola, reunidos para refletir o tema “Que mundo queremos para o futuro?”, o Presidente do Parlamento açoriano abordou a problemática global das alterações climáticas como consequência de atos passados, sendo hoje “uma realidade bem presente nas nossas vidas”, cujos impactos exigem “uma conjugação de esforços em todas as linhas da sociedade”.

Dando conta dos compromissos assumidos pelos Açores rumo à sustentabilidade e neutralidade climática, o Presidente da Assembleia apontou como exemplo o investimento que tem sido feito pela Região na área das energias renováveis e na proteção dos oceanos.

“A Região assumiu o compromisso de, até final deste ano, tornar 30% do nosso mar em áreas marinhas protegidas”, afirmou o Presidente Luís Garcia, atribuindo o sucesso da concretização deste objetivo à ação de todos os agentes envolvidos com base no conhecimento científico aliado aos meios de proteção e vigilância tradicionais existentes, fazendo dos Açores “um exemplo para o resto do país e do mundo”.

O Presidente da ALRAA defende que os Açores têm assumido uma posição “corajosa, liderante e verdadeiramente defensora do nosso mar”, referindo-se à aprovação da moratória à mineração e às atividades de prospeção em zonas marinhas sob gestão da Região Autónoma, na semana passada, pelo Parlamento, desafiando assim o Governo da República a atuar no mesmo sentido.

Os Encontro Filosóficos, que contam com 27 edições, são uma iniciativa da Escola Secundária Manuel de Arriaga e da Câmara Municipal da Horta, com a parceria da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

 

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante