Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

A equipa do Museu de Arte MassArt, de Boston, aproveitou o encerramento durante a pandemia e criou um programa especificamente para a comunidade de língua portuguesa.
Pela primeira vez, estudantes de língua portuguesa na área metropolitana de Boston estarão aprendendo sobre um artista português na sua língua materna, o português.
Quando o MassArt Art Museum (MAAM) fechou em março de 2020 devido à pandemia, a equipa reformulou o seu programa Procurando Aprender, que existe há 25 anos e tradicionalmente atendia escolas da área de Boston para um modelo virtual.
Michaela Blanc, Curatorial Fellow do MAAM e pós-graduação em Museum Education na Universidade Tufts, viu uma nova oportunidade para o programa e adaptou-o para atender escolas de língua portuguesa.
Em parceria com o Consulado Geral de Portugal, o MAAM lançou esta nova oferta no outono para 10 programas pós-escolares em Massachusetts e Rhode Island e agora o programa está sendo oferecido como parte do currículo em aulas de língua portuguesa nas escolas primárias e secundárias. A esperança é tornar este programa nacional.
Michaela enquadrou a conversa em torno de Valkyrie Mumbet, uma instalação no MAAM da mundialmente conhecida artista portuguesa Joana Vasconcelos como uma homenagem a Elizabeth “Mumbet” Freeman, que foi a primeira afro-americana escravizada a entrar com um processo de liberdade em Massachusetts. Com Valkyrie Mumbet como inspiração, Michaela está usando atividades de criação de arte para iniciar conversas sobre racismo sistémico, feminismo e identidade.
Para servir a comunidade mais ampla de língua portuguesa, o MAAM também lançou um novo conteúdo, “Make with MAAM”, no seu site em português e espanhol, para que qualquer pessoa possa criar obras de arte inspiradas nas exposições patentes no museu. in Portuguese Times

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante