Faleceu no passado dia 1 de Fevereiro de 2022, com 52 anos de idade, Roberto Carlos Gomes de Andrade.
Natural do Concelho da Praia da Vitória, Agente da Polícia de Segurança Pública a desempenhar funções na Esquadra da Praia da Vitória, Roberto Andrade notabilizou-se enquanto dirigente desportivo e enquanto agente muito activo e dinamizador do movimento associativo desportivo.
Foi fundador do Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal, instituição que celebra no próximo dia 13 deste mês 19 anos, clube que se destaca na modalidade de ténis de mesa, sendo um dos mais relevantes clubes nesta modalidade do País. Em apenas 19 anos, e fruto de grande esforço e dedicação, transformou um espaço com uma pequena mesa de ténis de mesa no Centro Social do Juncal, num clube de grande referência, com renovadas infraestruturas, com muitos títulos regionais e nacionais, com várias participações em provas internacionais e com uma grande dinâmica desportiva e social nos vários escalões de formação, envolvendo centenas de crianças e jovens, todos os anos, nas suas actividades.
A sua actividade neste âmbito colocou a Praia da Vitória e os Açores nos mais altos patamares do desporto nacional e internacional.
O seu nome é indissociável do crescimento e consolidação desta modalidade na Região, associados a pressupostos de gestão responsável e competente no âmbito do seu dirigismo desportivo.
Neste âmbito, desempenhou também funções nos órgãos sociais da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, bem como no Conselho Açoriano para o Desporto de Alto Rendimento (CADAR).
Mais recentemente, Roberto Andrade foi eleito Presidente do Sport Clube Praiense, colectividade desportiva do Concelho da Praia da Vitória, funções que ainda desempenhava.
Num contexto de grande complexidade desportiva e financeira deste Clube e com um vazio directivo decorrente dessa situação, e quando a circunstância difícil talvez aconselhasse que não o fizesse, Roberto Andrade avançou para a liderança do Clube, sendo eleito em Assembleia Geral no dia 18 de Agosto de 2020, afirmando-se, como sempre, disponível para resolver os problemas e para
garantir a continuidade desta instituição de referência do Concelho da Praia da Vitória e da Ilha Terceira.
Era assim o Roberto Andrade, corajoso, competente e sempre disponível para ser parte da solução, postura que marca a sua vida.
Pelo que fez pelo Ténis de Mesa e pela dinâmica que sempre imprimiu à actividade desportiva e ao movimento associativo desportivo, enquanto matriz fundamental para uma sociedade mais desenvolvida e melhor preparada para os desafios do futuro, estamos gratos ao Roberto Andrade, que infelizmente nos deixou, ainda com tanto para dar e para fazer.
Devemos todos mobilizar-nos para que o seu legado continue.
Assim, ao abrigo das disposições estatutárias e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista Açores propõe um voto de pesar pelo falecimento de Roberto Carlos Gomes de Andrade.
Que deste voto seja dado conhecimento à sua família, ao Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal, ao Sport Clube Praiense, à Associação de Futebol de Angra do Heroísmo e à Federação Portuguesa de Ténis de Mesa.
Voto de pesar pelo PS Partido Socialista na Sala das Sessões, da Assembleia Legistativa Regional dos Açlores, hoje, 8 de fevereiro de 2022