O Secretário Regional da Saúde e Desporto considerou hoje que o balanço do processo de vacinação contra a Covid-19 nos Açores é “muito positivo”.
“Aqui chegados, podemos dizer que já inoculámos mais de 275 mil doses” – disse Clélio Meneses no final de uma visita ao Posto de Vacinação de Santa Luzia, na Praia da Vitória. “Com a 1ª dose já ultrapassamos os 60 por cento e com a 2ª dose, com a vacinação completa, já ultrapassamos os 56 por cento” - pormenorizou.
O governante relembrou que cinco das nove ilhas açorianas estão já imunizadas e espera que as outras consigam atingir o mesmo objetivo em breve. “Temos Faial a cerca de 1.500 doses da população inoculada, com cerca de 70 por cento, temos as Flores a menos de 200 doses e estamos a caminhar a alta velocidade para atingir o nosso objetivo que era vacinar, por forma a proteger a população, do drama que tem vivido no último ano e meio” – afirmou.
Na ocasião, Clélio Meneses anunciou também novo incremento no processo de vacinação em São Miguel e na Terceira, sendo que na primeira será ultrapassada a fasquia das 2.000 inoculações por dia, já na próxima semana, enquanto na Terceira o valor deverá situar-se entre 1.500 a 2.000. “Há um reforço que decorre da bolsa de enfermeiros que a Ordem dos Enfermeiros disponibilizou à região e esse reforço de meios implica que haja mais enfermeiros para vacinar. Para além disso, há um incremento ao nível do número de espaços de vacinação em cada posto e dos respetivos horários”, acrescentou.
Instado a comentar o aumento de casos positivos na Região nos últimos dias, face ao alívio de medidas restritivas, Clélio Meneses foi perentório: “A partir do momento em que a vacinação assumiu os níveis que tem assumido, a proteção que os governos dão às pessoas é através da vacinação. E se dão através da vacinação, é necessário que existam menos medidas restritivas. E assim há mais casos. E os casos que existem são mais, mas não têm uma correspondência em termos de internamentos e óbitos, o que quer dizer que a vacinação está a produzir efeito e estamos a fazer o que devíamos fazer, esperando que a população também corresponda, aceitando a vacinação”.
O Secretário Regional da Saúde e Desporto apelou às pessoas com mais de 40 anos que não tenham sido vacinadas, que contactem os Centros de Saúde respetivos, ou os Postos de Vacinação em funcionamento, para efetuarem a inscrição.
Secretário Regional da Saúde e Desporto visitou hoje o Posto de Vacinação de Santa Luzia na Praia da Vitória
- Detalhes
- Categoria: Local
- Acessos: 2955