Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Os Vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal da Praia da Vitória denunciam “a perda de oportunidades extraordinárias para desenvolver projetos inovadores no Concelho da Praia da Vitória, por negligência, incompetência e falta de empenho”.

O Vereador Nuno Ribeiro revela que “no âmbito do projeto AMA – Aldeia da Parentalidade, foi apresentado ao Município da Praia da Vitória uma estratégia para desenvolver várias ações altamente diferenciadas no âmbito da saúde da mulher, familiar e pediátrica, integrando a equipa do projeto profissionais de diversas áreas como enfermeiros, psicólogos, pediatras, nutricionistas, osteopatas e fisioterapeutas. Os promotores pediram cerca de 360 euros e infraestruturas para dinamizar as ações junto da população. Depois de algumas insistências para que fosse dado deferimento/resposta, as mentoras do projeto foram incentivadas em seguir o projeto noutra realidade!”

“Mais grave do que isto são as respostas falsas que nos foram transmitidas na reunião de Câmara. Foi afirmado que o projeto não foi viabilizado por terem sido solicitados 150 mil euros e uma casa, algo que é completamente falso. Ou seja, para fugir às suas responsabilidades e falta de empenho, inventaram uma resposta que não é verdadeira, em plena reunião de Câmara”, denuncia o Vereador Nuno Ribeiro.

Segundo o Vereador, “numa segunda abordagem feita pelos Vereadores do PS, o executivo admite afinal que não seriam necessários os 150 mil euros, mas que tinha muitos projetos em mãos e que no âmbito apresentado tinha profissionais afetos aos quadros da Câmara com valências idênticas na área da educação e, por isso, decidiu não avançar. Algo que comprova o seu profundo desconhecimento e incompetência na avaliação do que lhe foi entregue e transmitido uma vez que se trata de algo inovador, com uma ação altamente diferenciada no âmbito da saúde da mulher, familiar e pediátrica, integrando a equipa do projeto profissionais de diversas áreas como enfermeiros, psicólogos, pediatras, nutricionistas, osteopatas e fisioterapeutas”.

“Curiosamente, os quadros que referiram que existem na área educativa, são quadros da Cooperativa Praia Cultural onde já anunciaram largas dezenas de despedimentos”, denuncia Nuno Ribeiro.

“Perdeu-se uma oportunidade, com baixo investimento, de implementar um projeto cheio de potencial, não só na vertente da prevenção da desertificação populacional e promoção da fixação de famílias (jovens) no concelho, como, também, ao nível das dinâmicas de investimento, na área da saúde, ligadas ao mesmo. Algo que, aliás, é possível testemunhar no concelho vizinho onde tudo foi mais fácil, onde a apresentação ao executivo do projeto foi feita na primeira semana de janeiro de 2022 e a implementação nas duas semanas seguintes”, refere Nuno Ribeiro.

Nuno Ribeiro alerta ainda para o facto de “em junho do ano passado foi feito novo contacto pelas mentoras, sensíveis à discriminação que recai sobre as famílias Praienses por opção do atual executivo municipal, mas, infelizmente, continuam sem respostas”.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante