Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Entre o mar do atlântico e o verde da ilha Terceira descansa o basalto negro, denominado de Biscoitos sendo o mesmo que dá nome a uma das onze freguesias do Concelho da Praia da Vitória.

Nos Biscoitos  podemos encontrar as Piscinas Naturais que são formações geológicas, originadas pelos caminhos de lava e pela ação do mar que criaram as chamadas “piscinas” que se enchem de água salgada.

Segundo pesquisas efetuadas, para a escrita deste editorial, constatei que em 1969 foram iniciadas as adaptações necessárias para a utilização desta zona para banhos de mar, que como está escrito nas suas rochas “ Banhos de Mar Dão Saúde” .

É uma zona veraneia, que atrai pessoas não só que visitam a Terceira, como também, habitantes de toda a ilha.  Existem casas e adegas para  os próprios Terceirenses passarem as suas férias junto do mar e das vinhas que irão dar as uvas para serem vindimadas em setembro. Dada a sua formação geológica junto do mar, tem um ambiente quente onde a brisa do mar encanta quem por lá passa.

Por gosto, pelo menos uma a duas vezes do período de verão, dirijo-me aos Biscoitos para usufruir de um bom banho de águas límpidas e apreciar o cenário que poeticamente encanta-me pelo negro basalto a par do azul e branco do mar. Degustar uma soca de milho doce e as diferentes iguarias disponíveis nos quiosques junto da zona balnear é também algo que não dispenso. E como eu, muitos de nós  passamos por lá à procura de produtos biológicos de sabor único desta zona do norte da ilha Terceira.

Mas não somos só nós que gostamos de lá ir. O turismo invade em grande massa todos os Biscoitos e para quem lá consegue estender a toalha e prestar atenção ao entre e sai de pessoas, fica logo a perceber que a crise turística não se verifica nesta freguesia. Diria que a par do centro de  Angra do Heroísmo ou da Praia da Vitória, são os Biscoitos o ponto obrigatório e de passagem de todos/as visitantes da ilha, que parecem trazer assinalado no mapa de visita: Portugueses, das Comunidades dos EUA ou do Canadá, países Europeus ou mesmo de outros continentes podemos constatar que por  lá passam e levam o que temos de mais genuíno: o Mar, o Negro Basalto e o Verde das vinhas e da vegetação que sobe até ao mato.

Há quem também procure conhecer as vinhas, as adegas, o Museu do Vinho e os restaurantes para degustar os sabores da ilha. Os Biscoitos são sem dúvida um lugar de excelência e referência a nível regional.

Que a ilha consiga preservar este espaço, não se tornando  um espaço de difícil acesso onde nós, moradores na Terceira, possamos também ter o prazer de captar e levar para os nossos dias o que nos caracteriza enquanto seres ilhéus...

Carla Félix, Diretora Adjunta

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante