Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

De como não fazer turismo no verão

Depois de mais de 50 anos a viver no Continente, conheço bastante bem a faixa da beira-mar, a região do Douro, que tenho visitado frequentemente, Castelo Branco, onde fiz tropa, e a Covilhã, onde passei umas férias; fui bastantes vezes a Viseu, a Santarém e a Évora. Mas isto não me permitia dizer que conhecia o interior; daí a minha vontade, concretizada este Verão, de fazer a “Nacional 2”.

Gostei do passeio, mas não é uma experiência para repetir ou recomendar. É uma proposta muito promovida pelo marketing, que não dá, nem de perto nem de longe, o que promete; basta relembrar-me de uma ou outra refeição que foi um desastre, ou perto disso, e um ou outro hotel pouco cómodo para recuperar do cansaço da jornada.

A viagem teve, contudo, vários aspetos positivos. A guia que nos acompanhou era competente e comedida, não dizia nem de mais nem de menos, e estava sempre disponível para dar mais informação, se solicitada. Neste especto, o passeio valeu a pena. Embora conhecêssemos, a minha mulher e eu, quase todas as localidades visitadas na viagem, com a ajuda da guia ficámos a conhecer melhor. Mais uma vez ficou evidente para mim o impacto de novas construções que descaracterizaram várias das nossas cidades e vilas e, em algumas, os atentados urbanísticos atingiram dimensões inimagináveis; não é apenas Viana do Castelo que tem o seu “prédio Coutinho”.

Ao viajar pelo interior, em estradas de montanha, ficámos com uma noção mais concreta da invasão do eucalipto; é impressionante. Como impressionante é o despovoamento, que o eufemismo “territórios de baixa densidade” pretende suavizar. Percebe-se que no interior vive cada vez menos gente e cada vez mais idosa, o que o último senso veio quantificar. Vêem-se fechadas casas muito bem conservadas, esperando a vinda dos donos em gozo de férias ou de fins de semana.

Vimos artesanato que desconhecíamos. Para lá dos barros negros de Bisalhães, Trás-os-Montes, descobrimos os da aldeia de Molelos, na região de Dão Lafões. Aproveitámos para comprar uns alguidares para fazer alcatra, que em minha casa é prato muito apreciado e frequente. Não são exactamente os que se usam na Terceira, mas, exceptuando a cor do barro, tem as mesmas características.

Na região do Dão, fomos almoçar ao restaurante da Quinta de Cabriz, em Carregal do Sal. Foi a melhor refeição de todo o passeio.  Vale a pena lá ir, pelo menos em termos culinários e para comprar bons vinhos a bom preço. A relações públicas da Quinta disse-me que é melhor fazer marcação.

Gostei da viagem, mas penso que não é de repetir. Todos os dias fazem-se entre 180 e 220 quilómetros de autocarro, por estradas de montanha imensamente cansativas e sem interesse de maior, a não ser que circulamos na “Nacional 2”. Mais vale pegar no nosso carrinho, programar três ou quatro passeios e ver o fundamental. Em vez das centenas de quilómetros que fizemos, bastaria ir a Pedrógão para percebermos que há áreas do país infestadas de eucaliptos e que os incêndios não vão desaparecer nos tempos mais próximos.

Gostei do desvio da “Nacional 2” para irmos a Évora, onde, para além da cidade de que gosto muito, visitámos uma fábrica de cortiça e participámos, pela primeira vez na vida, numa prova de azeite, uma experiência para guardar na memória.

A viagem é imensamente cansativa. O último dia, então, foi demais: Faro – Lisboa (pausa para almoço) e Lisboa – Porto, onde chegámos maçadíssimos. Felizmente um dos meus filhos estava à nossa espera para nos trazer para casa.

Uma nota final, que não esquecerei facilmente. A guia, que nos acompanhou durante todo o percurso, despediu-se de nós quando nos aproximávamos de Lisboa, onde ia ficar; daí até ao Porto, fomos acompanhados por outra. Naquela despedida, quase no fim dos agradecimentos, a guia disse que ela e o motorista estavam a fazer o primeiro serviço dos últimos 9 meses. Ao terminar a frase, fez uma larga pausa, que nos surpreendeu; passados uns momentos, percebemos que estava a chorar. Perante a situação embaraçosa, toda a gente começou a bater palmas, dando tempo à senhora para recuperar o controlo das emoções. As lágrimas da guia foram para mim a prova de que a Covid-19 não trouxe apenas um problema de saúde pública; teve também um impacto enorme na economia, nomeadamente na área do turismo, que dá trabalho tanta gente no nosso país.

Braga, Setembro de 2021

José Henrique Silveira de Brito

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante