Bruno Grilo é atleta e responsável técnico da Escola de Surf da Associação de Surf da Terceira (AST), que sendo Campeão Regional de Surf Open 2022 ganhou um wild-card para a participar no Azores Pro, prova que faz parte do circuito de Qualificação Europeu da World Surf League e que decorre nos areais de Santa Bárbara, Ribeira Grande, de 18 a 23 de outubro.
Nesta prova QS3000 participam os atletas que procuram a qualificação para subir para o patamar Challenge Series (CS) e posteriormente o Circuito Mundial (CT).
Assim, o atleta terceirense representará os Açores junto com Jácome Correia, Peter Healion e Francisco Benjamin num total de 32 portugueses. Frederico Morais, que saiu do CT aquando do corte a meio da época, a encabeçar nos masculinos e Yolanda Hopkins, nos femininos, esta que procura ainda o apuramento para o Circuito Mundial através do CS.
Sobre o atleta
Bruno Grilo é natural da Nazaré tendo iniciado a prática da modalidade de surf aos 13 anos e a partir daí a sua vida passou a organizar-se em função das previsões e tabelas de marés.
Aos 15 anos participou nas primeiras competições, onde se destaca um 4º lugar no Nacional de Esperanças no escalão sub-16. Posteriormente representou o Clube da Nazaré nas competições por equipa, onde alcançaram a vitória na Taça de Portugal e vice-campeões nacionais de clubes, ambos em 2006.
Participou também no circuito de intersócios de várias localidades, universitários, nacional open e em etapas do antigo circuito europeu pró-júnior, onde chegou a competir com nomes como Jeremy Flores.
A chegada aos Açores aconteceu em 2008, para realizar o Estágio Pedagógico da Licenciatura em Educação Física, e nesse ano participou no circuito organizado pela Associação de Surf de São Miguel e na 1ª etapa do Nacional de Surf realizado nos Açores. Em 2010 vem viver para a ilha Terceira para trabalhar como Professor de Educação Física. Pelo caminho ainda representa a comunidade local de surf da Nazaré nas edições de 2016 e 2017 do Capítulo Perfeito.
A formação técnica no surf surgiu em 2006, com o Curso de Treinadores de Surf nível I. No verão trabalhou em várias escolas. Recentemente, em 2021, ficou responsável pela escola de surf da AST (Associação de Surf da Terceira) e treinador de um núcleo de atletas que competem no Circuito Regional de Surf dos Açores. Tem desenvolvido um trabalho dedicado à evolução técnica dos jovens surfistas, em que tem sido notória a evolução dos mesmos.
Para Bruno Grilo, a participação no AZORES PRO 2022 é uma oportunidade de representar não só a comunidade de surf da ilha Terceira e a AST, mas o surf que se pratica nos Açores, uma modalidade que cada vez mais se destaca no panorama desportivo da região.
A Associação de Surf de Terceira tem por isso um enorme orgulho de ver o nome do atleta a figurar na lista de inscritos, desejando ao atleta boas ondas e que aproveite ao máximo esta internacionalização!