Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Expressão muito utilizada pelos radicais da extrema esquerda, com a retórica habitual do inexplicável. A expressão soa bem nos discursos ao proletariado.
Mas nos ataques clássicos ao patronato, ao mundo empresarial e a tudo que roda à volta deste tema, é uso e abuso essa esquerda manhosa demonstrar o seu vil desprezo àqueles que geram a riqueza para que todos usufruem dela o melhor possível.
Sei que num país cuja economia está estagnada há mais de três décadas, no país que ainda se rege por leis laborais PREC(arianas), é tabu – ou, pelo menos, politicamente incorreto – falar e muito menos escrever sobre este tema. Por isso o escolhi.
Pode haver e certamente que há alguns homens de negócios que abusam dos seus funcionários. Sempre os houve em toda a parte. Mas estão longe de serem a regra.
Na sua grande maioria, os empresários e empresárias portugueses, geram a riqueza, sem a qual não poderia haver trabalhadores. De resto, precária é a qualidade do trabalho exercido no dia-a-dia pela maioria dos que trabalham por conta de outrem.
Numa visita pessoal feita a cem restaurantes, bares e cafés de São Miguel, noventa e dois queixam-se da má qualidade dos seus colaboradores-trabalhadores. Da inexistente formação, da muito baixa escolaridade, da ausência de responsabilidade no trabalho, de uma enorme falha do sentido de iniciativa, das muitas horas perdidas ao telemóvel no local de trabalho, do abandono repentino e inesperado a meio do dia e mais um sem número de queixumes que são apanágio de quase todos os contatados. Como nem se conhecem uns aos outros, depreendi que alguma verdade teria de ser fatual.
Nas fracas melhorias subtis, medrosas e feitas sempre com pinças de sabão, os vários governos de direita ou esquerda nunca tiveram a coragem assumida de fornecer ao país uma moderna e atual lei laboral, que trouxesse Portugal a uma atualidade económica e social de verdadeira Justiça para todos.
Estamos de acordo de que os salários mínimos estão baixos. Mas será que o rendimento per capita do funcionário estará ao mesmo nível?
Uma melhor reestruturação laboral traz aumento de rendimento para todos.
Viver num país cuja economia está estrangulada, estagnada e sem futuro à vista, não é bom para ninguém.
Eu convidaria os responsáveis e líderes da esquerda a trabalharem um verão a servir à mesa ou nos bares, para terem o conhecimento prático de como funcionam as coisas mais simples, em vez de invocarem em vão o trabalho precário que, em geral, não existe.
O que existe é uma coleção ideológica de falhas nas leis do trabalho que necessitam ser reparadas com urgência. Em defesa do trabalhador(a), como do empregador(a).
Um não existe sem o outro e por isso o equilíbrio é essencial.
Os geradores de riqueza funcionam com muita areia na engrenagem laboral.
Apesar de várias promessas, ninguém se atreveu a trazer o Portugal laboral para o século XXI. Teremos estagnação económica ainda por muitos anos.

José Soares

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante