Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Os pregoeiros da política do retângulo ibérico continuam na gritaria de dar os Açores como exemplo negativo pelas alianças do partido que, com coligação CDS e PPM, fazer acordos com a extrema-direita.
Nas legislativas de 2015, o Partido Socialista perdeu essas eleições. O formato – na altura original – que ardilosamente optou para governar o país foi fazer acordos, coligações e alianças com a sua parte mais canhota, desde o indefinido Bloco de Esquerda ao autocrata Partido Comunista, amigo dos regimes da Coreia do Norte, da Venezuela, da Bielorrússia e outras ditaduras deste planeta, todos violadores dos mais básicos Direitos Humanos.
Quando o PS fez as contas, voilà, podia varrer a direita de Passos Coelho/Paulo Portas para a oposição, não perguntando ao eleitorado se estava de acordo com a mudança radical que iria impor ao povo.
Era uma situação dúbia, mas que acabou por ser carimbada de “constitucional” pelo presidente da república. O PS com os seus novos amigos de peito, juntos, obtinham uma maioria de deputados na sala-de-repouso em São Bento e isso era ouro sobre azul.
Mas como diz o velho ditado: “Quem com ferro mata, com ferro morre”, o Costa do Castelo nunca pensou que as sucursais insulares lhe fizessem comer da mesma receita, já mofenta e azeda seis anos depois. Teve de engoli-la e com ela um osso-agulha que se lhe cravou na garganta: O osso-Chega.
José Manuel Bolieiro era um desconhecido para Costa, que logo se informou junto das suas fontes próximas açóricas quem era aquele “boleeiro” (cocheiro).
Porque nas legislativas nos Açores, o Partido Socialista teve, sozinho, mais votos do que os outros, mas não o suficiente para maioria, o tal “Boleeiro” limitou-se a usar a tal mofenta e azeda receita de há seis anos, além das coligações com o CDS e o PPM, fazer uma espécie de combinação entre lençóis com a Iniciativa Liberal, o PAN e… pasme-se, o Chega, partido que passa muito tempo em laboratórios de bruxaria, para ver se consegue clonar Salazares, Pinochets e outros espíritos malignos.
Em Portugal tornou-se moda a esquerda difamar a direita, usando o pretexto de que partidos como o Chega não podem existir no país. E no entanto, a Constituição permite a sua existência e quem votou essa lei-base foram os deputados. Há portanto aqui uma contradição: Se não o querem, porque votaram numa Constituição que o permite?
De resto, a mesma Constituição permite a extrema-esquerda como o BE e os comunistas.
Para ideologias de ditadura torna-se insuportável aceitar opiniões contrárias. Mas a Democracia, na sua infinita complacência, tolera as liberdades de pensamento e ação cívicas, a participação de todos para o bem-estar comum. E até aceita a existência de partidos políticos contrários a esses princípios de estado de Direito democrático, como sejam os partidos radicais de esquerda. Não se compreenderia, portanto, que não aceitasse os de extrema-direita.
Cabe ao Povo e à sua livre escolha, o poder de discernir por entre o trigo e o joio, em toda a sua plenitude.

José Soares

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante