Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Diretor de Serviços, Planeamento e Operações do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), em representação do Presidente do SRPCBA, revelou hoje que as imagens extraídas na ponta dos Rosais pelos elementos das Forças Armadas, mais concretamente pelos fuzileiros da Marinha Portuguesa, através do reconhecimento aéreo de drones, e posteriormente facultadas para o CIVISA averiguar alguma questão relativamente à segurança e à instabilidade da falésia, “não revelaram dados adicionais considerados relevantes na situação atual”.

Luís Moniz Barreto, que falava após o briefing diário em que participam várias entidades envolvidas na crise sismovulcânica em São Jorge, adiantou que as Forças Armadas vão dar continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito do reconhecimento dos portos e portinhos na Costa Norte de São Jorge durante o dia de hoje, seguindo o plano de identificar os portos utilizáveis em toda a ilha para obter vias de circulação caso seja ativado o plano de evacuação tanto por terra como por mar.

 “Vão continuar também as ações de planeamento tanto por parte do Serviço Regional, Serviços Municipais, bem como dos demais agentes de Proteção Civil e entidades colaboradoras”, disse Luís Moniz Barreto.

O SRPCBA reforça uma vez mais o alerta à população, sublinhando que as pessoas devem continuar a seguir as informações e as recomendações das entidades oficiais.

Segundo os mais recentes dados disponibilizados pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), ao longo do dia de ontem, 5 de abril, foram contabilizados cerca de 592 eventos (dois sentidos pela população). Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 102 eventos (um sentido pela população).

Desde o dia 19 de março, até ao momento foram registados 27626 sismos, dos quais 229 sentidos pela população. Pelo exposto, o CIVISA encontra-se em alerta V4.

Toda a informação relativa à crise sismovulcânica pode ser acompanhada e consultada em http://www.ivar.azores.gov.pt/sjorge/Paginas/default.aspx.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante