Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Crónica do tempo que passa (98)

Recordando o centenário de um ilustre praiense

No passado dia 2 de Junho de 2020, o professor Mário Coelho, se fosse vivo, faria 100 anos de idade. Com tantas vicissitudes de saúde por que passei, e com o Covid-19, que também me visitou, esqueci-me da sua efeméride centenária. Não sei se alguém disso se terá  lembrado. Recorrendo ao meu arquivo, dei recentemente apenas com uma notícia no «Jornal da Praia», no ano do seu falecimento, e com o meu testemunho publicado, no dia 14 de Março de 1994, em «O Meu Postal», nº 104, de «A União».

A notícia do JP foi  inserta, na página 3 da sua edição de 7 de Março de 1994, com o título ”Praia Homenageia filho ilustre”, a quatro colunas, e do seguinte teor.

Por proposta de João Manuel Barcelos, porta-voz do Grupo do CDS/Partido Popular, a Assembleia Municipal da Praia da Vitória, em sessão de 28 de Fevereiro findo, aprovou por unanimidade o seguinte voto de pesar:

«Faleceu no passado dia 19 do corrente mês, em Angra do Heroísmo, Mário Coelho da Silva. Este nosso conterrâneo, nascido na então Vila da Praia da Vitória, a 2 de Junho de 1920, impôs-se no nosso meio artístico como destacado músico.

Exímio executante em orquestras que marcaram, de forma indelével, o panorama musical desta Terra, foi também Regente de Filarmónicas, actividade a que dedicou largos anos da sua vida, além de leccionar Educação Musical no Ensino Preparatório e Piano no Conservatório Regional de Angra. A sua vasta acção no campo da Música incluiu ainda a composição, área em que deixou trabalho meritório.

O nosso meio ficou, assim, mais pobre.

O funesto evento foi objecto de destaque noticioso nos órgãos de Comunicação Social de âmbito regional onde foram tecidas referências francamente elogiosas à sua Obra».

De seguida, transcrevo o meu testemunho publicado no vespertino acima referido.

A Terceira perdeu um grande músico

No passado dia 19 de Fevereiro, faleceu o maestro Mário Coelho uma das maiores figuras do campo musical que se distinguiram entre nós, ao longo das últimas cinco décadas.

Nascido na Praia da Vitória há 73 anos, no meio de uma família muito vocacionada para a arte dos sons, o que se pode comprovar com as inúmeras actividades dos vários irmãos Coelho. O extinto não só se distinguiu  a nível da música ligeira, mas também do teatro de revista com preciosas colaborações, na regência de filarmónicas e, «the last but not least», na sensibilização e preparação musical dos mais jovens. Eis as principais facetas públicas deste dilecto filho da Ilha Terceira.

Não tive, infelizmente, o privilégio e privar de perto com o Prof. Mário Coelho, a não ser por alguns encontros fortuitos no Conservatório Regional de Angra, onde ele foi professor de Piano em regime de acumulação, dado ser já docente titular da nossa Escola Preparatória. No entanto, guardo dele a imagem de um homem bom, solícito e atencioso, para com todos, sem esquecer aquela simplicidade e serenidade cativante que dele irradiava para todos os ambientes que frequentava.

Mário Coelho e Raúl Coelho são nomes que a erosão implacável do tempo não conseguiu apagar da minha memória, apesar  do meu afastamento de doze anos em Lisboa e mais cinco em Paris. Recordo-me, ainda, das músicas que Mário Coelho escrevia para rábulas satíricas, para actos de variedades e, mais tarde, para danças carnavalescas e marchas populares. A ele recorriam todos os responsáveis por manifestações artísticas da cidade e do campo. O músico e o cidadão empenhado no que fazia, nunca dizia não a ninguém e, quantas vezes, sem cobrar um tostão pelo seu trabalho.

A comunidade que ele tanto serviu, generosamente, é-lhe devedora do nobre sentimento de gratidão. As  assembleias municipais dos dois concelhos terceirenses, já em boa hora, se manifestaram, mas Mário Coelho pela sua abnegação em prol da música e da terra que lhe foi berço, onde praticamente sempre viveu, merece ter o seu nome a perdurar, em lápide de rua.  Os exemplos de dedicação e sacrifício que nos legou, são casos muito raros e dignos de serem apontados  aos nossos vindouros.

Conheço, razoavelmente,  o labor paciente e exigente dos artistas, mormente dos escritores, dos músicos e actores, e posso asseverar-lhes, estimados leitores, pela minha experiência de simples amador, que ser artista não é coisa fácil. Bem pelo contrário! E no caso dos Açores, com as condições de trabalho e de formação existentes, isso ainda se torna mais difícil.

É por isso que se estranha  a falta de adequadas medidas conducentes a uma maior fixação e dignificação dos artistas e das artes em geral. Tais desideratos não passam apenas por processos administrativos ou burocráticos, como pensam alguns ignorantes destas áreas investidos, «malgré tout», em posições de responsabilidade e de decisão.

É triste a existência de tais mentalidades e de anomalias nada dignificantes das instituições sociais, para o seu melhor rendimento, e a própria autonomia sai desprestigiada no pouco que lhe resta de prestígio e autoafirmação.

A melhor homenagem a Mário Coelho para além do que sugerimos acima, e a que merecidamente tem direito, é a criação do gosto pela música. Esta não pode continuar a ser mero verniz social ou propriedade de  dois ou três profissionais desejosos de dar concertos. A música deve ser dádiva para todos os que dão sinais de talento. Urge, pois, fomentar o seu desenvolvimento  e a consequente qualidade do  ensino. Não podemos continuar a importar músicos do estrangeiro, alguns nem sempre dando garantias credíveis de competência pedagógica, ou provas de permanência suficientes para um trabalho criterioso, paciente e demorado como é a aprendizagem dum musical, o canto ou o ballet.

Mário Coelho, neste aspecto, pode ser tomado como paradigma ou figura emblemática. Ele próprio partiu do seu círculo familiar, incutindo-lhe o amor, eu diria, o vírus da arte dos sons nas suas filhas, com quem chegou a formar um conjunto musical. Numa altura, refira-se, em que ainda não havia conservatórios nas nossas ilhas.

Convém sublinhar, também, outras vertentes do artista como regente de filarmónicas e como membro dos conjuntos musicais que animavam os clubes da Base das Lajes, sobretudo nos anos cinquenta e sessenta do séc. XX.

A nível das filarmónicas, foi muito relevante a sua oportuna e profícua acção, tendo exercido uma notável pedagogia musical, junto dos elementos das bandas e dos seus principais responsáveis. Para além desta influência extremamente benéfica, é de salientar o seu importantíssimo papel, na qualidade de dirigente de várias filarmónicas, a última delas foi a da Recreio dos Artistas de Angra do Heroísmo.

Mário Coelho da Silva, mais do que um artista de talento, foi um cidadão devotado à nossa terra e um homem bom, franco e simples. O seu recente desaparecimento constitui uma enorme perda para a música  a que se entregou de corpo e alma, para a Ilha Terceira onde nasceu e viveu e para os Açores em geral.

António Neves Leal

Vila de S. Sebastião, 11.03.1994

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante