Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João,  avançou ontem na Horta, que vai reforçar a monitorização da diversidade marinha no mar dos Açores, bem como o controlo do estado ambiental das águas do arquipélago, através de um protocolo celebrado com a Atlânticoline.

O protocolo prevê o “estudo da biodiversidade marinha através de observadores embarcados nos navios de transporte de passageiros da Atlânticoline”, adiantou Manuel São João.

“Em termos políticos de proteção e salvaguarda dos nossos recursos marinhos, este protocolo representa o cumprimento das orientações definidas pelo XIII Governo dos Açores”, salvaguardou o Secretário com a tutela do Mar e das Pescas.

Para o governante, a Região está na presença de um projeto qualitativo, que pretende estudar a megafauna marinha dos Açores a partir de terra e no mar, atento ao âmbito de atuação deste departamento governamental e atentas às insuficiências de dados e conhecimento sobre o mar profundo e costeiro que ainda persistem”, destacou Manuel São João.

Referindo-se ainda ao documento agora assinado, o Secretário Regional avançou que este deve “constituir uma abordagem objetiva, num processo em constante adaptação aos novos desafios que se colocam, na identificação das lacunas a colmatar no futuro e abrindo horizontes a uma cada vez maior e mais alargada participação dos diversos ‘stakeholders’”.

Segundo Manuel São João, a componente marinha objeto do protocolo abrange, entre outros, “a monitorização das espécies de cetáceos, tartarugas e aves marinhas que habitam as águas do arquipélago, a prevenção do impacto do lixo marinho e o apoio à operacionalização da Rede de Arrojamento de Cetáceos dos Açores”.

O protocolo celebrado entre a Secretaria Regional do Mar e das Pescas e a Atlânticoline insere-se no âmbito do projeto LIFE-IP Azores Natura, que é o “maior projeto de conservação da natureza alguma vez executado na Região, representando, na sua componente marinha, um investimento de mais de quatro milhões de euros”, concretizou Manuel são João. Fonte: GRA

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante