Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Jornal da Praia - Após paragem de dois anos, voltam as Festas da Praia à Praia da Vitória. Quais as espectativas da Câmara Municipal da Praia da Vitória para a edição deste ano das Festas Praia?
Paula Sousa- Antes de mais, muito obrigada pela oportunidade de deixar aqui registadas alguma palavras sobre as Festas da Praia 2022 e felicitar os leitores do Jornal da Praia.
Respondendo à vossa questão as expetativas prendem-se sobretudo com o voltar a viver as Festas da Praia com a magia que o próprio mês de agosto oferece, um mês de férias, onde todos procuram o melhor para viverem no período mais apreciado do ano.
Queremos que, após dois anos de paragem, as pessoas visitem, apreciem e vivam o que temos para oferecer. Sabemos que os voos e alojamentos estão altamente procurados para estas datas, prevendo-se assim, um elevado número de turistas. As nossas festas são caracterizadas pelo glamour, vivacidade e muita animação e isso torna-as únicas, criando um maravilhoso postal de boas vindas a todos os que nos visitam.

Jornal da Praia - As Festas da Praia ao longo dos anos tem vindo a assumir um importante cartaz turístico na divulgação da Praia da Vitória, da ilha e mesmo do arquipélago, quer “dentro” e quer “fora de portas”. Com um orçamento para este ano avaliado em cerca de 462 mil euros dos quais 237 mil da responsabilidade da autarquia, é importante o envolvimento de todos, entidades públicas e privados, nesta organização das festas?
Paula Sousa - Sem dúvida que sim. Neste processo de organização são evidentes as despesas elevadas com o que não aparece, mas que é essencial para que a festa aconteça. Segurança, limpeza, licenças… São exemplos de bastidores essenciais ao bom funcionamento das festas. A logística é enorme e todos os que se envolvem contribuindo para que a festa aconteça são a chave para o sucesso das mesmas.
Este ano tivemos um envolvimento de muitas empresas, algumas novas no mercado e apesar de sermos um elenco camarário novo, foram notáveis as parcerias estabelecidas e a vontade imensa de participarem na festa.
Apoios monetários, em géneros ou em serviços são o mote para “fazer acontecer a festa”, todos são muito importantes e válidos. Para além disso, o registo de voluntariado também é essencial. Aos que se juntam a nós através da sua vontade de ajudar, deixo aqui, também, o meu reconhecimento.
Saliento ainda que, todos os artistas que irão animar os nossos palcos, com exceção da Dream Zone by Monster, são artistas locais a quem quisemos premiar pelas dificuldades que todos passaram durante os dois últimos anos.

Jornal da Praia - No que diz respeito à estrutura das Festas da Praia, embora mantendo o figurino de edições anteriores (cortejo de abertura, concertos musicais, Feira Gastronómica ou Feira do Artesanato), estão previstas alterações. Quais as novidades para este ano e para a edição de 2023?
Paula Sousa - A novidade mais evidente prende-se com a alteração da zona das Tasquinhas, anteriormente no Clube Naval, serão implantadas na Zona Verde.
Esta alteração surge no âmbito de várias situações, mas a mais evidente surge exatamente com questões de saúde publica, isto é, de se tornar o espaço mais amplo, para que todos possam conviver com maior segurança, após a situação que se viveu nestes dois últimos anos de pandemia.
Na zona verde, será ainda instalado o “Palco Tasquinhas” onde a animação será de cariz popular, criando-se um ambiente de arraial.
Neste espaço teremos as tradicionais barraquinhas de iguarias, doces e bebidas. Associa-se ao espaço os empresários do sector automóvel, onde farão a exposição de viaturas.
Num ambiente criado a pensar nas noites de verão, em arraial e potenciando esta zona de forma a tornar a festa ainda mais atrativa.
Por sua vez, o Clube Naval recebe o Espaço Infantil e potencia de forma mais ativa as suas empresas de animação turística, que muitas vezes viam a sua atividade condicionada pelo reduzido espaço que dispunham pela ocupação das tascas.
Relativamente a 2023, sendo ainda muito precoce falar sobre as mesmas, antes de se fazer o balanco de como decorreram as Festas da Praia do ano 2022, importa referir que, houve alguns projetos que por vários motivos não conseguimos colocar em prática este ano e quem sabe, poderão ser objetos de trabalho para a próxima edição das Festas da Praia.

Jornal da Praia - Acerca de 15 dias o inicio das Festas da Praia, qual a mensagem que deixa a quem quer visitar a Praia da Vitória nestes dias?
Paula Sousa - Deixo uma mensagem de profundo agradecimento a todos que se juntaram a nós para que pudéssemos colocar a festa na rua.
Agradecimento a todos que resolveram passar as suas férias na Ilha Terceira e premiaram a Praia da Vitória para ser o plano de fundo das suas recordações. Sejam muito bem-vindos, desfrutem e voltem.
A todos e todas as pessoas da Ilha Terceira que se envolvam na festa, através da sua participação, do seu olhar atento e sobretudo deixo o apelo para que apreciem, o que tão bem nos soube preparar para vos oferecer.
A todos desejo umas Boas Festas da Praia.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante