Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Outono vivo decorre de 27 de outubro a 12 de novembro, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira e no Auditório do Ramo Grande da cidade da Praia da Vitória.

No ano de 2005 e sob a presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória do Dr. Roberto Monteiro, o vereador na altura com o pelouro da Cultura Paulo Codorniz, propôs a criação do Outono Vivo, como um festival de literatura e de uma feira do livro envolvendo outras atividades culturais, como a Dança, a Música, o Teatro, exposições e animação dedicada às crianças. O evento pretendia animar a cidade durante o período do outono antes da época natalícia.

Relembro o primeiro espaço na tenda junto à marina que albergava diferentes mesas de livros, eventos e um espaço de animação para as crianças animado pela equipa da Biblioteca Silvestre Ribeira. Mais tarde, o evento passa para a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira recorrendo também ao espaço do Auditório do Ramo Grande ganhando assim novas infraestruturas que elevaram a sua qualidade.

O festival e feira até a época antes da pandemia atingia o topo mais alto do seu percurso, quer pela grande diversidade de livros disponibilizados aos visitantes, quer pelos eventos literários e culturais que decorriam em paralelo. Após a pandemia há retrogressão das atividades que também sofreram com a mudança da liderança da autarquia. Foi programado pelo antigo executivo e executado por uma nova liderança que foi apoiada pelos colaboradores/as da Cooperativa Praia Cultural que com a sua experiência foram contornando alguns constrangimentos da organização.

O Outono Vivo tem tudo para ser um grande evento de promoção da nossa cidade e da nossa ilha. Contudo carece de divulgação atempada, mobilização de campanhas promocionais de visita à ilha, que agreguem alojamento, restauração e visita a pontos turísticos. É necessário captar a atenção de quem escreve e para os/as amantes do livro para esta janela de literatura única nos Açores, por enquanto.

Também me causa alguma inquietação o afastamento da Biblioteca Silvestre Ribeiro deste evento e da falta de organização de iniciativas de promoção do livro ao longo do ano.

Nunca seremos verdadeiramente uma cidade de Nemésio enquanto a cultura literária não for implementada nos alicerces da cidade!

Visitem a Feira do Livro “Outono Vivo” e participem nas atividades que lhe serão oferecidas. Neste viver de escuridão que a cidade enfrenta, é preciso contrariar o caminho…

Carla Félix, Diretora Adjunta

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante