Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

22.º Congresso Português de Arte-Terapia (I)

Há uns meses atrás, tive o privilégio de participar no 22.º Congresso Português de Arte-Terapia, num formato online, promovido pela Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (SPAT). Houve muitos oradores, de diferentes nacionalidades, várias apresentações sobre importantes temáticas, e ainda fomos presenteados por variados momentos criativos, que abrangeram o teatro, a música e a poesia.

Hoje gostaria de partilhar com o leitor algumas sementes que herdei desses dias intensos de liberdade, imaginação, presença e compromisso. Ao longo do Congresso, muitas foram as intervenções que me marcaram positivamente. Hoje trago-vos duas delas, nomeadamente: Arte-terapia e Criatividade; e Arte: uma pincelada de cor na aprendizagem.

A apresentação Arte-Terapia e Criatividade, da oradora Flávia Scorachio, foi uma lufada de ar fresco, pois remeteu-me para a simplicidade de algo que nasce connosco e que, com o crescimento e as exigências e expectativas da sociedade, vamos escondendo: a criatividade.

Foi muito interessante perceber que a criança é que guia o adulto terapeuta no processo de intervenção educativa. Foram sublinhadas várias estratégias de trabalho com as crianças. A título de exemplo, aprendi que, quando as crianças são levadas a explorar e a conhecer diferentes texturas e formas, estão a desenvolver o seu autoconhecimento. Também foi interessante quando a oradora destacou que a utilização dos materiais flexíveis (arame, massa de modelar) pode ajudar a diminuir a rigidez mental de uma criança com tal traço. De igual modo, o recurso a materiais de união, como a cola e os fios, favorecem a relação interpessoal, e o uso de formas geométricas está relacionado com a necessidade de limites.

Outro conteúdo abordado, de que gostei particularmente, está ligado à criação de arte utilizando objetos que não estavam a ter uso, ou materiais que estavam desaproveitados, considerados obsoletos e deixados em contentores do lixo (sucatas). Dar uma nova vida, através da reciclagem e da criação artística é algo que se pode realizar em diferentes contextos educativos, trate-se de centros de convívio de idosos, centros de ocupação de tempos livres e outras comunidades educativas. Ressignificar algo desagradável em algo com um significado mais positivo é fundamental no trabalho terapêutico, podendo servir para trabalhar com as crianças em múltiplas situações.

Na apresentação Arte: uma pincelada de cor na aprendizagem, a oradora Sónia Tavares transportou-nos para a relação recíproca entre o aluno e o professor, onde este último vai desenvolvendo as capacidades dos alunos, consoante o nível de desenvolvimento dos mesmos, com o intuito de criar uma relação com base na confiança, no respeito e no afeto, permitindo ao aluno desenhar com as cores que assim entender.

Na verdade, o aluno é um ser livre no processo de ensino-aprendizagem. A aprendizagem vai-se construindo através da generalização de experiências que se pretende serem efetivas e afetivas, ou seja, havendo uma verdadeira transformação interna e com significado.

Houve a discussão de várias estratégias e boas práticas utilizadas para estimular a leitura, tais como a associação dos vários sentidos ao prazer de ler (ex. paladar), e a representação artística (pintura ou desenho, por exemplo) do texto lido. Também a escrita da própria história pessoal ou de um diário estimula o gosto pela leitura e ajuda os alunos a libertarem-se de crenças limitadoras ou erradas sobre si e sobre as suas capacidades. Desta forma, as criações artísticas podem ajudar a promover as aprendizagens em geral, a leitura e escrita no português e noutras línguas em particular.

Para concluir, creio que a arte-terapia se configura com uma mais-valia para a estimulação criativa, emocional e cognitiva, contribuindo para uma mais consciente tomada de decisão e para o desenvolvimento de outras competências socioemocionais, úteis na vida pessoal, escolar e comunitária.

Joana Leal

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante