Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Regressado em Julho de 1970 a Portugal, terminado o serviço militar em Moçambique, das primeiras coisas que fiz foi ir a Braga matricular-me na Faculdade de Filosofia, na altura já integrada na Universidade Católica. Tivera conhecimento da existência da Faculdade e dos cursos ministrados, numa conversa com um camarada, na esplanada da messe de Oficiais, em Nampula.

Mudei-me para Braga a meados de Outubro, mês em que naquele tempo se iniciava o ano lectivo. Foi para mim a entrada num novo mundo. Por um lado, não conhecia a cidade nem a Faculdade, muito menos os alunos e os professores; por outro, há muito que não estudava; tinha perdido o ritmo e até o jeito. Sobrava-me a vontade de aprender, de me adaptar ao novo contexto e fazer um bom curso. Comecei a frequentar as aulas, a tirar apontamentos e a mergulhar nas diversas unidades curriculares em que me matriculei.

Por estranho que pareça hoje, na altura a “Ética Geral”, leccionada pelo Professor Padre Roque de Aguiar Pereira Cabral SJ, era uma cadeira do primeiro ano. Na primeira aula, como é de praxe, o professor apresentou-se; de tudo o que disse fixei apenas esta ideia: preferia que o tratassem simplesmente por “Padre”, o que me chamou a atenção. Num país tão venerador dos títulos académicos, em que bastava, e ainda hoje basta, alguém ser licenciado para ser tratado por doutor, tinha à minha frente um doutorado pela Universidade Gregoriana, em Roma, e catedrático da Faculdade de Filosofia a dizer que preferia que o tratassem simplesmente por padre.

Daquelas primeiras aulas lembro-me que expunha a matéria de um modo bem estruturado, tendo por base uns apontamentos que fornecia aos alunos. (Ainda tenho os meus, que mandei encadernar anos depois). Era muito rigoroso nas formulações e falava pausadamente. A propósito, contava-se a anedota de que tinha reescrito os apontamentos para corrigir duas ou três formulações que, com o tempo, acabara por considerar pouco rigorosas. (Tenha-se presente que na época não havia computadores, dactilografavam-se os apontamentos em stencil para imprimir as cópias em papel). As intervenções dos alunos eram bem-recebidas pelo professor que, nas respostas, embora se percebesse que tinha sido formado na tradição neo-tomista dominante na época nas universidades jesuítas, não debitava respostas feitas; elaborava sobre a questão levantada como se a estivesse a pensar pela primeira vez.

Nos inícios de 1971, por razões académicas e outras, resolvi falar com o Padre Roque Cabral. Como os intervalos das aulas eram curtos para uma conversa a sério, dirigi-me à residência dos jesuítas, junto à Faculdade, e pedi para falar com o Professor. Encaminharam-me para uma salinha onde aguardei. Quando ele chegou e me cumprimentou, percebi logo que a impressão de distanciamento que tinha experimentado nas aulas era um erro de perceção; ele era alguém próximo.

Como era o nosso primeiro encontro, disse-lhe que era açoriano, natural da Praia de Vitória, ilha Terceira, e que tinha regressado de Moçambique, no Verão. Ele respondeu-me que tinha nascido no Lobito, Angola, e que se chamava Roque, porque a família, do lado materno, tinha raízes na ilha do Pico, daí o seu nome. Este encontro foi o início de uma amizade vivida e aprofundada ao longo de 50 anos, sem uma quebra, uma sombra, um desacerto ou sobressalto. Ao longo desses anos muita coisa aconteceu nas nossas vidas, passámos por tempos de bonança e de fortes tempestades, vivemos diversíssimos acontecimentos e comentámos variadíssimos temas, mas nada abalou a nossa amizade. O Padre Roque foi o ouvinte, o confidente, o conselheiro, o incentivador atendo à realidade da vida, aquele companheiro em que se pode confiar em todas as circunstâncias. Austero, amava a vida, tinha um humor finíssimo e era um excelente contador de anedotas, tinha o domínio perfeito do tempo que o género exige. Foi um amigo para todas as ocasiões. Ricoeur, grande filósofo francês tão apreciado por ele, dizia que a amizade implica «reversibilidade, insubstitualidade e similitude» e foram essas as notas da que vivemos. Também como Ricoeur, Roque Cabral considerava que na relação eu-tu deve pontificar a amizade e, na relação eu-outros, a justiça; com ele amizade e justiça não podiam atropelar-se e na nossa convivência nunca tal aconteceu.

Ao longo destes 50 anos o Padre Roque acompanhou-nos, a mim e aos meus, em muitos momentos felizes, como o meu casamento e os casamentos dos meus filhos, a que presidiu; os baptizados dos meus filhos e dos netos, que celebrou. Fizemos muitas viagens juntos em serviço ou simplesmente em passeio, no país e a Espanha, em que a sua imensa cultura nos ajudava a ver muito para lá do que estava perante os nossos olhos. Mas também nos fez companhia em várias situações dolorosas, tais como funerais de família muito chegada, ou momentos de desespero causados por grandes azares da vida, como quando tivemos um grande acidente de viação à entrada de Leiria, em Fevereiro de 1975, que nos marcou a vida. Um automóvel despistado veio-nos embater de frente; uma ambulância, que vinha atrás, logo nos prestou o socorro e nos levou para o hospital da cidade. Bem ao fim do dia, quando tudo acalmou, telefonei à minha família e a ele, que estava em Braga. Na altura não havia autoestradas, mas no dia seguinte, às nove da manhã, o Padre Roque estava a entrar no Hospital para nos visitar.

Durante estes 50 anos, em temas académicos, em questões controversas, em júris de provas e em conversas mais terra a terra nem sempre estivemos de acordo, mas a nossa amizade nunca se ressentiu. Recordo uma conversa, em que comentei que nem sempre é fácil discordar ou dizer certas verdades a um amigo. Em resposta, fez este comentário: “Zé Henrique, entre amigos não há geringonça!”, expressão que desconhecia e vim há dias a saber que, nos anos 40, era utilizada entre amigos do liceu.

Era um excelente ouvinte, um confidente confiável, um conselheiro arguto, com um respeito absoluto pela liberdade do outro; ouvia um desabafo, por mais tresloucado que fosse, sem perder a calma e reagindo com compreensão. Para ele, a amizade implicava simetria absoluta entre os amigos; tanto eu tinha à-vontade para lhe telefonar a dizer, à última hora, que, devido a um imprevisto, o jantar combinado para aquele dia teria que ser adiado, como ele, pelas seis da tarde, me podia telefonar perguntando se podia vir jantar e, sabendo do que a casa gasta, acrescentava: “diz à Amélia que não é preciso matar o peru”.

Nos últimos dois anos, o seu estado de saúde foi-se degradando acentuadamente. A pandemia fechou-o em casa e visitá-lo foi durante bastantes meses impossível. No último mês visitei-o três vezes. Mantinha-se interessado em tudo, a curiosidade que sempre o caracterizou permanecia. No início das visitas ainda falava bastante, mas pouco a pouco ia-se calando. A última vez que nos encontrámos, no início da conversa percebi que tinha alguma dificuldade com a fita do tempo; reagi com cautela, dando uma volta para o levar a reencontrá-la: a partir daí a conversa decorreu normalmente. Na despedida, olhando-o com redobrada atenção, percebi que o desfecho seria para breve. Uma semana depois, 25 de Junho, o meu telemóvel tocou; quando lhe peguei, li no visor “Mário Garcia”; imaginei a notícia: era o superior da casa, meu amigo e colega, a informar-me: “José Henrique, o Padre Roque acaba de morrer; paz à sua alma!”. A notícia não me surpreendeu: um grande amigo tinha partido…

Não, a realidade é outra: o Padre Roque não morreu, continua presente.

Braga, Julho de 2021

José Henrique Silveira de Brito

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante