Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) afirmou hoje que o sismo registado ontem à noite, com magnitude de 3.8 na escala de Richter e “sentido em várias ilhas”, vem reforçar “o que tem sido transmitido à população, que esta crise sismovulcânica pode originar uma erupção ou um sismo mais forte”.

“Pela informação que tivemos do CIVISA, o epicentro foi no mar, a cerca de 2 quilómetros a sul de Velas” e foi o sismo mais forte, desde que se iniciou a 19 de março a crise sismovulcânica em São Jorge.

“Felizmente não houve registo de danos humanos nem materiais”, referiu Eduardo Faria que falava aos jornalistas, após o briefing diário que reúne várias entidades.

Na ocasião, o responsável pela Proteção Civil reforçou a ideia de que “as pessoas têm de se manter em alerta, têm que seguir as recomendações das entidades oficiais e manter as medidas de autoproteção bem presentes para as colocar em prática em caso de necessidade”.

Segundo os últimos dados do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), ao longo do dia de ontem, 29 de março, foram contabilizados cerca de 1417 eventos. Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 893 eventos, estando a atividade sísmica estacionária relativamente aos últimos dias, embora com um ligeiro aumento do número. Todos os sismos registados até ao momento são de baixa magnitude.

Desde o dia 19 de março, até ao momento foram identificados cerca de 215 sismos sentidos pela população. Pelo exposto, o CIVISA encontra-se em alerta V4.

Toda a informação relativa à crise sismovulcância pode ser acompanhada e consultada em http://www.ivar.azores.gov.pt/sjorge/Paginas/default.aspx.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante