Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Museu do Parlamento açoriano vai ser inaugurado hoje, dia 13 de Julho, pelas 20h00, na cidade da Horta, numa cerimónia presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, que terá lugar no edifício que já alberga a Biblioteca Álvaro Monjardino, na Rua Marcelino Lima.

A sessão inaugural contará ainda com a presença de antigos Presidentes da Assembleia Legislativa, dos atuais Deputados à Assembleia Legislativa dos Açores e de membros do Governo Regional dos Açores.

Criado através da Resolução da ALRAA n.º 24/2015/A, o Museu do Parlamento pretende “celebrar a memória do Parlamento dos Açores, reconhecendo e registando figuras e factos da sua implantação e evolução, e de fazer a pedagogia da Autonomia política, para as novas e futuras gerações açorianas e para quantos nos visitam na sede autonómica”.

O Museu do Parlamento foi desenvolvido a partir das indicações deixadas no diploma da ALRAA, que passavam pela criação de uma exposição permanente de caráter documental sobre a organização da Região Autónoma dos Açores, os seus símbolos heráldicos, os seus órgãos de governo próprio, uma síntese das competências e atribuições da Assembleia Legislativa, bem como uma galeria fotográfica e biográfica dos seus Presidentes.

O novo espaço acolhe também as obras de artes que se encontravam dispersas nas instalações do edifício sede da ALRAA, na Horta, e inclui duas salas para exposições temporárias.

A partir desta sexta-feira, 14 de Julho, o Museu do Parlamento, passa a estar aberto ao público das 10 às 17 horas, nos dias úteis, e das 14 às 17 horas ao fim-de-semana.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante