Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Crónica do tempo que passa (96)

Recordar Vitorino Nemésio é nossa obrigação

No passado dia 20 de Fevereiro, passou o 44º aniversário da morte do mais ilustre filho da Praia da Vitória. Há três anos, a BPARLSR organizou uma grande exposição e convidou o maior conhecedor de Nemésio, o Prof. Doutor A. Machado Pires, para falar sobre o grande poeta, insigne escritor, notável professor, cativante palestrante e atento jornalista, entre outros atributos deste açoriano da Terceira.

Sobre esse acontecimento o Jornal da Praia publicou três crónicas do tempo que passa (nº 37,38,39), sob a epígrafe, As Fibras do Mormaço.

Hoje, trago ao conhecimento dos leitores um artigo editado, em 1981, no Diário Insular de 27.05.81, para colmatar a falha de  eu não ter podido colocar um ramo de flores na sua sepultura, porque o cemitério de Santo António dos Olivais, em Coimbra, estava encerrado quando lá passei, e agradecer a um colega, Leitor de Português na Sorbonne de 1975 a 1980, a oferta do livro que vou comentar.

Vitorino Nemésio e os novos

«O acto poético assume o sujeito, resgata-o do que é falível no verbo para a criação de um objecto comunitário». Duarte Faria (1)

«Múltiplos são os motivos que me obrigam a escrever o presente artigo, e pena é que ele venha um pouco atrasado em relação ao aniversário do falecimento do maior poeta das ilhas. Todavia, a poesia, como a arte em geral, é (e deve continuar a ser) servida como pão de todos os dias. Ela não se compadece com imposições de calendário mais ou menos artificiais e de duvidosa sinceridade.

Entre as várias razões, duas há que gostaria de salientar aqui e agora: a dívida cultural que, como açoriano, tenho para com esse gigante das letras portuguesas, e a importância que hoje, e cada vez mais, um género literário—o ensaio—vem assumindo, embora esteja ainda muito arredado dos hábitos do nosso público. Para comprovar o que se afirma, bastaria consultar as estatísticas. Nos nossos dias, muito se publica, e a infinidade dos títulos postos à venda reclamam uma escolha livre e consciente, para não se comer gato por lebre, como sucede inúmeras vezes. Neste contexto, o ensaio e a recensão crítica desempenham papel de grande relevo na qualidade da informação, na selecção dos temas tratados, no seu grau de isenção, etc. Hoje, o homem culto não é o que devora tudo o que aparece no mercado, mas sim aquele que sabe escolher as melhores obras e  as mais bem documentadas.

Isto é indispensável aos que não querem deixar-se atolar no pântano da manipulação, do dislate ou da mentira, quando não mesmo, da vingança e da calúnia pessoal. Para a formação cultural e ideológica é essencial uma boa informação, que se pode colher, quer no ensaio quer na recensão das obras literárias, científicas, artísticas, políticas, etc. Mas contrariamente ao que pensam alguns, o discurso crítico é  dos mais difíceis e dos mais úteis. É ele que nos dá pistas ou referências para a nossa escolha. Faz-nos penetrar na intimidade do artista ou pensador, e também no escaninho secreto da criação artística, na redoma do filósofo, no laboratório do investigador. O crítico, por inerência do seu ofício, tem de ser um leitor atento, um espectador exigente, não qualquer superficial descodificador de mensagens ou de histórias escritas. Com ele despertamos para experiências, até então, desconhecidas. Assistimos ao árduo trabalho textual e de pesquisa, operados no acto de criar e somos estimulados para sensações novas. Ele acicata-nos a curiosidade de saber e o desejo de entrar na forja da arte ou da ciência, indicando-nos a trajectória seguida pelo criador. É ainda o crítico que sensibiliza para os altos momentos da beleza, do prazer, da fruição das obras apreciadas. Aqui está, em síntese, a nobre função do crítico.

Infelizmente, não são muitos os verdadeiros críticos, como diz Júlia Kristeva. O verdadeiro crítico tem de ser um artista, e sem sê-lo nunca merecerá o nome de crítico. Tal como um mau leitor jamais será um bom escritor. Portanto, abaixo os preconceitos que rotulam o ensaio crítico de género menor. Reconheça-se o seu inestimável valor formativo e seletivo, entre tanta mercadoria falsificada por motivos inconfessáveis.

Como refutação da menoridade do ensaio, leia-se o excelente livro de ensaios e recensões críticas sobre vários autores contemporâneos do jovem professor da Faculdade de Letras de Lisboa, dr. Duarte Faria que, não esquecendo o nosso Mestre açoriano nos brinda, este ano, com um magnífico e fino ensaio «Vitorino Nemésio: Da Poesia, como modo de ser», ao qual atribuído, há não muito tempo, o prémio do melhor ensaio publicado em 1980, concedido pela Associação Portuguesa de Escritores.

O seu trabalho inclui uma primeira parte, que versa sobre problemas actuais da crítica. Seguem-se vinte cinco recensões, algumas delas já insertas na Colóquio-Letras sobre autores contemporâneos. Porém, é na terceira parte que deparamos com o importante estudo acerca de Nemésio.

Dado que muita gente conhece Nemésio, mas nunca o leu, o que para um açoriano, que se preze, é uma vergonha, o presente trabalho será muito útil, não só para os já conhecedores da sua poesia, mas também para os jovens que irão lê-la em breve. Os novos precisam descobri-la. E hoje temos o exemplo deste jovem professor minhoto. Nemésio não é um estranho para eles. Ele próprio tinha consciência da sua jovialidade interior. Veja-se na Sapateia Açoriana a confissão: «A minha vida está velha/ Mas eu sou novo até aos dentes».

Se é extremamente difícil detectar os vários itinerários poéticos das obras nemesianas, que mais poderei fazer, neste local, senão apontar sumariamente alguns deles que a sagacidade de Duarte Faria nos revela. A sua tese visa realçar a tradicionalidade e modernidade da poesia de Nemésio. Com este binómio, a sua poesia torna-se perene, universal e sempre actual, sendo digna de perdurar junto das novas gerações. Como vectores da sua poesia, Duarte Faria frisa duas componentes que se entrelaçam: o sentido da ascese e o sentido lúdico. É pela primeira que Nemésio surge como poeta da austeridade, do sobrenatural e do sagrado cristão. Da segunda nasce a ironia que irá camuflar a dor do envelhecimento, que surgirá em toda a obra como antídoto contra a morte. Será ainda da ironia que destilará o seu humor, tantas vezes, exuberante. Outros aspectos que se relacionam com ela são a religiosidade e o conceito de tempo, que leva o poeta em «Limite de Idade» à vitória prometaica contra esse tempo, trazendo com tenaz lucidez a tecnologia e a ciência actual para o domínio da poeticidade.

Na trajectória de Nemésio há dois tempos: o arcaico que se prende à memória, à infância, e o tempo prospectivo, voltado para o futuro que não se quer ver perdido. Ao contornar a poesia do insigne terceirense, repleta de sinuosidades, observamos uma autêntica espiral de elementos que se opõem e se recriam a cada passo. Sabemos quanto o nosso vate detestava o lugar comum e a repetição das imagens. E mesmo se em Festa Redonda ou na Sapateia Açoriana, a repetição ao gosto popular aparece, ela não é explorada exaustivamente. É talvez uma «tentativa para exorcizar o fantasma da repetição», refere Duarte Faria.

Como deixei entrever, o citado ensaísta faz uma análise profunda, não se limitando a inventariar os principais tópicos, mas aponta-nos as grandes linhas de força que se entrecruzam no universo verbal de Nemésio. Refere-se ainda às influências marcantes como Teixeira de Pascoais, Gomes Leal, Junqueiro, Antero e Fernando Pessoa.

O que mais nos atrai no presente ensaio é a justeza entre o comentário e a feliz selecção dos excertos de Nemésio que ilustram e reforçam o valor daquele. Por vezes, tem-se a impressão que crítico e poeta se confundem e se completam. E que grande prazer intelectual sentimos ao peregrinar, por dentro das obras, na auscultação desse tensão polifónica (à Roland Barthes) que cria e sustenta a poética de Nemésio.

Para concluir, apenas uma alusão ao arsenal de instrumentos, usados com rigor pelo ensaísta, que deixa transparecer várias referências da moderna retórica francesa o que credita, sobremaneira, o trabalho efectuado num estilo de recorte clássico, conciso, preciso, denso.

António Neves Leal

  • Outros Sentidos da Literatura, Vega Universidade, Editorial Vega, Lisboa.

(Esta obra está à venda em Angra do Heroísmo).

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante