Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

No passado dia 11 de Agosto do corrente ano, foi inaugurada a 2ª fase da construção da marginal que, no futuro próximo, vai ser local de grande utilização para os que quiserem ir não só até ao fim da praia da Riviera, mas também ao Porto Comercial da Ilha Terceira.

Além disso, esta ligação permitirá aos passageiros e turistas desembarcados, os quais ultimamente, e em ritmo crescente, vêm descobrindo as belezas e a centralidade da Ilha Terceira, que as tem e, durante muito tempo, foram escondidas e menosprezadas por alguns operadores turísticos, com a cumplicidade de alguns ditos açorianos e terceirenses.

Como assíduo frequentador das praias do concelho do Ramo Grande, ao qual estou ligado por laços familiares e como praticante de caminhadas e natação diárias vejo, com este prolongamento da marginal, reforçados os atractivos dessa muito aprazível zona balnear e cada vez mais ecológica como se pretende.

 Os utilizadores da ciclovia e todos os adeptos das boas práticas de educação física e desportivas, cada vez mais frequentes entre nós, têm bastas razões para estarem felizes e radiantes. E, obviamente, a Câmara Municipal da Praia da Vitória, dona das obras efectuadas, merece o nosso maior reconhecimento e os devidos parabéns, assim como a geral satisfação dos habitantes da ilha Terceira, e de todo o Ramo Grande.

Sobre os projectos agora inaugurados, considerados de magna importância para a mobilidade e qualidade de vida dos munícipes, é oportuno citar algumas passagens que respigámos da intervenção da Presidente da Câmara Da Praia da Vitória.

 Segundo Vânia Ferreira, a Ciclovia da Marginal e o Bar da Riviera constituem «pilares estruturantes para o desenvolvimento do concelho», quer no plano económico, quer no social da Praia da Vitória, sendo os dois investimentos inaugurados complementares entre si.

Mas registemos algumas passagens, em discurso directo, de Vânia Ferreira:

«Enquanto autarcas, o nosso objectivo é trabalhar na melhoria dos serviços, envolver e servir a comunidade, proporcionando vivências e experiências que tornem a Praia da Vitória um dos melhores locais para viver. Acredito que estes empreendimentos cumprem o objectivo. E prosseguindo:

«É inegável a sua importância pelo que entendemos dar continuidade aos projectos iniciados, considerando a diversidade da oferta junto das pessoas que escolhem a Praia da Vitória e o local da Riviera para passar o Verão. O contributo no reforço da qualidade de vida é inegável sendo uma mais valia para quem nos visita».

E depois de agradecer a todos os envolvidos nos empreendimentos, e de ter referido o apoio financeiro da União Europeia, cerca de 578,3 mil euros, a Edil praiense, lembrou a efeméride histórica dos 193 anos da Batalha do dia 11 de Agosto de 1829, nos seguintes termos.

«Neste local onde nos encontramos, há 193 anos, a Praia vencia a batalha que a dignificaria com o nome de Vitória, que é hoje sobejamente conhecida pelas suas potencialidades desportivas e turísticas que integram o seu desenvolvimento social e económico do concelho».

Da Praia e da Riviera das quais guardo as melhores memórias de vários momentos felizes da minha vida, como o do dia 8 de Abril de 1965, onde (hoje, é a sede da RTP-A) tomei posse de professor efectivo para ir trabalhar na Escola Masculina das Lajes. E para festejar o evento, fui  nesse dia almoçar ao restaurante, então existente na praia da Riviera, onde se comia o famoso frango assado na brasa, vindo expressamente do Continente, uma especialidade gastronómica desconhecida entre nós, mas que acabaria quase por destronar, na Ilha Terceira, o nosso frango e a galinha, que eram  até aí cozinhados em modos tradicionais.

E antes de concluir, gostaria de fazer um vigoroso apelo, a todos os transeuntes da actual e belíssima Marginal da Praia e dos eventuais clientes do Bar da Riviera: desfrutem plenamente de todos os benefícios que, estes novos e muito desejados melhoramentos nos irão proporcionar.

Mas que ninguém se esqueça de que os espaços, recentemente inaugurados, são propriedade de todos e estão ao serviço de todos os habitantes, devendo por isso ser defendidos, mantidos e acarinhados por todos os que neles circulam ou a eles recorram, nos seus tempos livres.

Uma chamada de atenção, mormente para habitantes do concelho e da ilha, que devem dar bons exemplos de educação e civismo entre si, e a quem nos visita, vindo de longe para nos conhecer e apreciar o melhor que temos e a forma como aqui vivemos. E um dia, talvez, pensarão em voltar novamente.

António Neves Leal

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante