Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Peixe do meu quintal

O nosso Tema e o nosso Lema

Parece que já entrei na lista dos jornalistas mais velhos da praça, na arte de comunicar. Desde março de 1970 que o faço ininterruptamente. E entre as centenas de títulos escritos, nos mais diversos e sempre necessários assuntos para os leitores, telespetadores e radiouvintes, a minha açorianidade foi sempre uma escolha primária. Tratar e discutir tudo o que diga respeito às nossas Ilhas, mais não será do que o necessário exercício de cidadania a que me sinto obrigado.

Sobre a regionalização do muito que há a fazer, é uma interminável avenida autonómica.

Em trabalhos jornalísticos passados, falei na necessidade dos jornalistas açorianos se organizarem na Região, num corpo que os representasse, numa perspetiva essencialmente autonómica, prevista, de resto, no Estatuto Político-Administrativo e na Constituição, dado que não se trata de assunto que possa lesar a tão apregoada “soberania nacional”. Não fui o único a realçar essa necessidade.

Por fim e felizmente, um grupo de camaradas jornalistas propõe-se levar a cabo o primeiro Congresso dos Jornalistas dos Açores. Fiquei, obviamente, satisfeito com tal coragem. Refiro coragem, porque organizar reunião de tal monta numa região geográfica com nove descontinuidades, requer muito trabalho, financiamento, organização e uma difícil e complicada logística.

Mas a equipa que se propõe a tal, é o sangue novo que já nasceu muito a seguir à minha geração. E a juventude encontra sempre estímulo, onde os mais velhos vêm acomodação.

Assim sendo, eis apenas alguns (daqueles que me chegaram às mãos) dos que teimam em fazer história promovendo tal evento e que são parte da Comissão Executiva: Arthur Melo, Herberto Gomes, Marta Silva, Rui Pedro.

O evento deverá ter lugar no campus de São Miguel da Universidade dos Açores, do dia 28 a 30 de abril próximo. Vão ser debatidos assuntos como Desafios da Comunicação Social Privada; O Papel do Serviço Público; Desinformação na Era dos Novos Media; O Poder do Jornalismo de Investigação; Como será o Jornalismo do Futuro? – bem como outros temas.   

No último dia (30) e antes da sessão de encerramento, há uma Homenagem a Mário Mesquita.

É um evento de e para os jornalistas, mas não deixa de ser um acontecimento de enorme importância social para as nossas Ilhas.

Merecem todo o nosso apoio para a sua realização e por isso aqui deixo a minha vénia à coragem, empenho e dedicação de todos e todas que daqui até lá tentarão ultrapassar enormes obstáculos para o benefício da sagrada profissão de ‘escriba social’.

E para não deixar o âmbito profissional do tema, falarei um parágrafo sobre o programa “Conselho de Redação” da RTP/Açores. A sua qualidade e interesse melhoraram, pela diversidade dos convidados de várias Ilhas que agora participam naquele programa. E até pelo debate mais diversificado, que enriquece ainda mais. Os Açores estão mais bem representados pelos seus órgãos de Comunicação Social e o programa certamente que deu um salto qualitativo.

José Soares / Jornalista

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante