Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Jornal da Praia (JP) - Fale-nos um pouco sobre o Best Of Health Club e o porquê da Vila das Lajes para instalar o segundo ginásio no concelho da Praia da Vitória e o quinto da empresa?

Miguel Bettencourt (MB) - Enquanto empresa dedicada à área do fitness , disponibilizando áreas como nutrição, suplementação, outras fisioterapia ou osteopatia, a vinda para as Lajes assentadas na lógica de “cadeia de ginásios” que temos uma implementação. Ou seja, cada um dos nossos clientes pode ser saudável em todos os nossos espaços isso acontece já em Angra do Heroísmo nos três ginásios. Na Praia da Vitória já possuía um ginásio, precisávamos de um segundo ginásio para continuar o conceito de cadeia de ginásios.Fazia todo o sentido um local nesta França geográfica geográfica geográfica geográfica entre Juncal, Vila Nova… sendo as Lajes, uma vila com grande densidade populacional e uma zona de passagem do norte da que desloca pessoas para trabalhar na ilha da Praia da Vitória, sentido instalar uma segunda unidade então aqui nas Lajes. Estes dois motivos:

Enquanto empresa, enquanto marca e para explicar o nosso conceito de cadeia, aqui pouco aprendemos com nós retalhistas, ou que ensina-nos esta lição de que pessoas de proximidade e comunidade para as pessoas de proximidade e comunidade. Idealmente teria um Best Of em cada esquina para as pessoas fazerem em atividade física.

JP - O que levou à criação do Best Of?

MB - A marca tem quase 11 anos. Faz 11 anos no final deste ano.

Nasceu, sobretudo, por uma necessidade. Trabalhávamos para uma outra marca. Ficámos desempregados de um dia para o outro, eu, a Margarida Oliveira e José Moules. Precisávamos de encontrar uma solução e solução foi criar a nossa própria empresa. Criamos o primeiro ginásio no então Hotel de Angra, agora Angra Garden Hotel. Somos perfeitos para o início do projeto Mougar e executados por Margarida e Miguel Betten nosso percurso.

JP - Além do fitness , o Best Of disponibiliza outros serviços, quais?

MB - A área do fitness por base e o que as pessoas conhecem tem haver com a sala de cardio fitness musculação e a sala de exercícios. Depois, dentro da prescrição do exercício físico, uma prática que fazemos a quem quer praticar atividade física, quer seja na musculação, quer seja em aula de grupo, é sempre prescrição de exercício.

Também, disponibilizamos um serviço focalizado em exercício de treino personalizado. Estamos muito focalizados neste tipo de serviço personalizado ou personal trainer (PT) muito solicitado pelos nossos clientes. Durante muito tempo o PT era encarado como um luxo, atualmente é uma necessidade! É um serviço de valor acrescentado feito à medida de cada um. O cliente tem o seu personal trainer, que devido às suas capacidades técnicas, orienta-o tecnicamente e aconselha ao longo das suas etapas, alcançando assim melhores resultados e objetivos mais rápidos e eficazes.

Já agora o nosso lema tem vindo a mudar ao longo dos anos. Somos cada vez mais uma empresa que promove “Felicidade nas outras pessoas”!

JP - Atualmente, quem procura o fitness? Alguns anos atrás as pessoas “faziam ginásio” sobretudo por questões estéticas, musculação…

MB - Vou dizer isto de forma mais franca e honesta que consigo dizer. Nós vendemos uma coisa muito chata que ninguém gosta. Ninguém gosta de dor e sofrimento e no fitness vendemos dor e sofrimento.

A verdade há aqui dois grandes grupos de pessoas que, independentemente do género, procuram a atividade física. Quem o procura para melhoria estética e da sua autoestima e as pessoas que hoje em dia já encaram a prática da atividade física regular e que costumamos referir uma alteração do padrão de atividade física de forma a que promovam a sua qualidade de vida, a sua saúde e o seu bem-estar.

São dois os padrões que procuramos melhorar: com a equipa de fitness melhorar o padrão de exercício físico, de atividade física das pessoas e com a equipa de nutrição melhor o padrão e os hábitos de alimentação.

JP - Em termos de motivação, como encaram as pessoas as aulas de grupo?

MB - A aula de grupo, o training global, permite duas, três grandes componentes de diferenciação: socialização com os pares, a parte motivacional promovida pelo instrutor e as aulas por objetivos.

As aulas podem ser cardio fitness com perda direta de calorias, aulas de resistência muscular ou de força, as aulas holísticas ou mais zen como o Pilates ou o Yoga ou as aulas fan, aulas mais dançáveis. Cardio, fan, força ou holísticas, estes são os três grandes grupos de aulas que promovemos

Além das aulas interiores, tentamos também levar as pessoas para fora dos nossos espaços. Proporcionamos aulas running. Aos domingos temos aulas trail running. Nem toda a gente gosta de estar fechado e proporcionamos também esta vertente.

JP - Como se posiciona a empresa Best Of no mercado do fitness na ilha Terceira?

MB - Na ilha já existem 10 ginásios. Temos uma posição de cadeia no mercado. Trabalhamos e preocupamos imenso com a qualidade do serviço que prestamos aos nossos clientes. Obviamente que queremos ganhar quota de mercado, queremos ganhar franja de mercado, queremos ganhar taxa de moderação. Mas, aqui, a nossa grande motivação passa diretamente por aquilo que já referi ao longo desta entrevista é, tornar as pessoas que estão connosco mais felizes, mais capazes, com um bom hábito de prática de exercício físico, com bons hábitos alimentares, pessoas mais ativas, mais saudáveis, sobretudo com mais saúde!

JP - Em termos de funcionamento, os ginásios estão ligados em plataforma nacional? Como interagem entre si nos Açores?

MB - Em Portugal existe a associação Portugal Ativo, antiga AGAP, Associação de Ginásios e Academias de Portugal e essa associação no pré-Covid tínhamos a plataforma regional da qual sou um dos responsáveis. Durante o Covid juntamos os clubes (ginásios) açorianos, fomos conversando…

Neste momento estamos a desenvolver atividades aqui para a ilha Terceira, embora generalizadas para todos os Açores, mas vou falar só sobre a ilha Terceira, porque há um colega, o Miguel Soares que representa as ilha São Miguel e Santa Maria, há um colega que representa as “Ilhas do Triângulo”, o André Fernandes e tentamos junto dos clubes duas coisas importantes: dinamizar atividades que possamos estar com a comunidade e para oferecer mais e melhores serviços à comunidade e uma segunda tem haver com o serviço, com o negócio em si, licenças de funcionamento, de utilização da parte mais legal em que nós tentamos colaborar, nós plataforma regional tentamos colaborar com a Direção Regional do Desporto, neste caso com o Governo Regional, e com os clubes para que todos nós possamos trabalhar todos no mesmo sentido e conseguir beneficiar todos. Neste momento o foco é trabalharmos mais e melhor para que o produto que entregamos sob a forma de um serviço aos nossos clientes seja o melhor. Pois obviamente que cada marca, cada empresa entrega à sua maneira, mas queremos que a parte legal seja uniforme para todos nós.

JP - O que aconselha a quem queira iniciar-se na prática do fitness?

MB - Então, tenho um amigo meu fisioterapeuta que dizia uma coisa muito engraçada: “É mexa-se! Não importa, faça qualquer coisa!”.

Na área do fitness, após a inscrição, o primeiro ponto de contacto é sempre feito com um couch, é feita uma avaliação inicial, orientação inicial. Nessa orientação inicial, mais técnica, são retiradas medidas antropometrias. Segue-se, em função dos objetivos pessoais a “negociação” no bom sentido, de um plano de treino adequado a cada um. Num ginásio o primeiro plano de treino devia ser o hábito, ou seja, o hábito de as pessoas virem até ao ginásio.

O concelho que dou para quem quer fazer fitness é chegar a casa fachada o saco de desporto, meta-o no carro. No outro dia procure o ginásio faça a aula, volte para casa e sua certeza... certamente irá contribuir para a sua saúde e autoestima.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante