Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Jornal da Praia, fruto da igualmente antiga associação “Grupo de Amigos da Praia da Vitória”, completou 39 anos de existência dia 29 de Abril do corrente ano da Graça de 2021. São mais de 14 mil dias ao serviço do nosso povo e da nossa mágica terra. É uma idade madura, bonita por tudo o que já de bom já se viveu, mas também um pouco assustadora pelas dificuldades vividas, e, sobretudo, pela contagem decrescente para a ternura dos quarenta.

As experiências de um meio caminho de vida (num percurso normal) permite alguma ousadia, determinação e confiança nos comentários (pelo menos naqueles em que o autor percebe do que está a falar...). Permitam-nos então uns desabafos em jeito de brinde de aniversário.
Começamos por gritar um bem haja ao dia em que um grupo de Terceirenses se decidiu por criar este jornal. A missão de informação, protecção e reinvidicação da ilha Terceira, especialmente da nossa Praia da Vitória, foi dignamente cumprida. Igualmente vital é o papel de observador do equilibrio democrático na região, pronto para reportar factualmente o que se faz de bom como o que se faz de mau. Nem que por vezes fosse necessário recorrer ao sagaz “Canto Teresinha”.
Estabelecido, já de alguns anos a estra parte, como um jornal quinzenário, orgulhosamente auto-designado com “Quinzenário Ilhéu”, a vida nem sempre lhe sorriu. Actualemnte o mundo é muito ingrato paraa imprensa em papel. As gerações mais novas pouco lêm , e o pouco que lêm, ou é obrigado na escola, ou é nos tablets e telemóveis (às vezes nem se percebe qual é um qual o outro...). As dificuldades de um pais económicamente estagnado foram severamente agravadas pela pandemia, que designaremos ao nível catastrófico recorrendo ao estilo da ficção Harry Potter, como o virus “Cujo-Nome-Não-Deve-Ser-Pronunciado”, reduziu significativamente o numero de anunciantes. A perda de assinantes e publicidade resulta numa perda directa de receitas que coloca desafios à própria sobrevivência do nosso “Jornal da Praia”. Mas, por agora, certo, certo é que o “Jornal da Praia” ainda cá está, de saúde e recomenda-se!
Neste ultimo ano a direcção e seus colaboradores tem feito um grande esforço para modernizar o design e conteúdo do jornal. Com uma organização e formatação editorial engenhosa e moderna, coordenaram-se novos conteúdos e parcerias, como por exemplo com o Rádio Club de Angra, com a Univeridade Aberta, com a Tertúlia Tauromáquica Praiense e com o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, resultando em novas rubricas, como a playlist musical, que nos oferece conhecimento e diversidade musical (disponivel no nosso site para ouvirem), ou um espaço permanentemente dedicado à tauromaquia. Continuamos igualmente a apoiar os nossos fieis colaboradores, como a popular rubrica “Maré de Poesia”. Estamos a trabalhar orgulhosa e altruisticamente para que todos os Terceirenses, e os Açoreanos em geral, tenham um jornal quinzenário estável e moderno, que com este nobre povo ilhéu se identifique, e tenham orgulho e prazer em ler.
Como sabem nesta idade muitos avós e pais já partiram. “Jornal da Praia” não é diferente. Dos seus fundadores poucos restam no mundo dos vivos, e os que por cá andam, merecem a despreocupação e paz que uma 3ª idade digna desse nome. É certo que um destes dias todos vós estarão novamente juntos, num canto do céu, que imagino será uma esquina movimentada, entre ruas de calçada, uma ladeira que desce da Matriz e a outra a rua principal com nome de Jesus... Carissimos antecessores, os que ainda nos leêm cá na terra, e aos outros que do céu nos observam, não se preocupem! A vossa missão é agora a nossa missão e, qual soldados, cumpriremos com integridade, coragem e lealdade.
Num mundo em constante mudança, em especial na área da comunicação social, não sabemos obviamente o que futuro reserva a este quinzenário. Podemos é prometer que agiremos sempre no que considerarmos ser o melhor interesse deste jornal, da nossa terra e sua gentes. Para terminar este brinde, que já vai longo, resta-nos erguer os copos, encher o peito de ar, e gritar bem alto um VIVA a todos os fundadores e colaboradores, e, contendo as lágrimas, sosseguar-vos, para que quando chegar a hora poderem partir em paz, com três certezas: Cumpriram a vossa missão, nós cumpriremos a nossa e um dia iremos ter convosco ao Canto do Teresinha... Bota abaixo! Agora sim, aquele abraço Praiense!

Luis Moniz, Diretor Adjunto

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante