Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Jornal da Praia (JP) – Acontece no próximo dia 28 de Outubro, no Auditório do Ramo Grande, mais uma edição de “FAZ ACONTECER TALKS”. Para quem não conhece do que se trata este evento?

André Leonardo (AL) - É um evento que tem na sua génese o empreendedorismo, mas num sentido mais lato e transversal. No fundo, é um evento pretender dar ânimo e brilho nos olhos. É um evento que quer fazer acreditar e dar ferramentas para que quem por lá passe veja que geralmente, com esforço, dedicação e coragem, é possível fazer acontecer. E sobretudo fazê-lo com consciência e dando um sentido a esta coisa fantástica que é a vida. Por cá, passam diferentes oradores que em 20 minutos nos contam como fizeram acontecer na vida pessoal e profissional. Partilham as suas conquistas, mas também as aprendizagens e cicatrizes inerentes.

Acrescento também que este é claramente o maior evento do género na Região e, mesmo a nível nacional, nada fica a dever aos melhores a nível nacional e lembrando que, estamos numa ilha no meio do atlântico onde toda a sua população junta não enche o Estádio da Luz. É magnifico.

JP – A edição deste ano tem como tema a “Superação”… o porquê deste tema?

AL - Num momento onde as taxas de juro estão muito elevadas o que vai obrigar pessoas e empresas a superarem-se, mas também num mundo onde mais de 80% das pessoas não estão comprometidas com o seu local de trabalho, onde se fala de quietquietting, onde (em 2022) o trabalho causou stress, depressão ou ansiedade a perto de dois em cada cinco trabalhadores em Portugal... acho que temos todos de dar um passo em frente e de nos superarmos. Pelas nossas empresas, pelas nossas famílias, pelos nossos filhos, mas diria até, sobretudo, por cada um de nós. A vida não pode ser só uma chatice.

JP – Os oradores que integram o painel deste ano serão uma mais valia para a “FAZ ACONTECER TALKS 2023”?

AL - O tema do evento deste ano é a superação. Superação na vida e nos negócios e todos os oradores que vão cá estar são precisamente pessoas que de formas diferentes tiveram de se superar. O João da Silva, por doença, esteve por 5 vezes em situação limite de vida. Tem hoje um sorriso de orelha a orelha e uma vontade e consciência de viver e aproveitar o hoje sem limites. Isabel Jonet tem dedicando a sua vida ao outro, num percurso de empatia e amor ao próximo que é do outro mundo. Tarantini eterno capitão do Rio Ave FC., sempre quis ser jogador de futebol, mas, conforme o próprio, “nunca foi um mago da bola”. Com muita vontade, espírito de sacrifício e superação, conseguiu ir de Baião, onde nasceu, até às finais das Taça de Portugal, Taça da Liga e participar na Liga Europa sendo igualmente um dos jogadores com mais jogos disputados na Liga Portuguesa de Futebol. Em paralelo, foi também pioneiro tendo tirado o seu doutoramento enquanto profissional de futebol – a sua “bola de ouro” como refere - e dado início ao seu projeto para consciencializar e apoiar desportistas para o pós-carreira, algo que lhe valeu o prémio de “Ética no Desporto” em 2018. Jorge Sequeira, é um dos oradores e professores mais respeitados a nível nacional com uma visão fantástica do que pode ser a vida se aplicarmos algumas ferramentas para – nas empresas e na vida – “darmos ao pedal”, expressão que ele tantas vezes usa. Sofia Castro Fernandes, reconhecida autora e que tem um dos blogs mais lidos do país “ás nove no meu blog”.

Serão 9 oradores com 9 histórias de vida muito diferentes que teremos oportunidade de conhecer. Não sei se serão as pessoas mais inovadoras, as que faturam mais ou que empregam mais gente. Sei sim que são pessoas de carne e osso que nas suas áreas e á sua maneira, conseguiram enfrentar, superar e fazer acontecer. São sobretudo gente inspiradora que nos dá o exemplo de que é possível fazer acontecer e que vão aqui, partilhar as suas conquistas, mas também as aprendizagens e as ferramentas. Estou certo, não vão deixar ninguém indiferente.

JP – Já lá vão 12 anos desde a primeira edição que aconteceu em 2011. Num mundo em constante mudança, o que mudou desde então no empreendedorismo? Como estamos de empreendorismo em Portugal e especial nos Açores?

AL - Bem, ainda sobre o evento muito mudou e começando até pelo nome. Em 2011 começamos por chamar ao evento “Conferência Internacional de Empreendedorismo” e o conceito foi evoluindo não só no seu programa, formato para também conteúdo. Largamos os fatos e as gravatas, descomplicamos, e hoje todas as pessoas que se inscrevem no evento receberem um t-shirt (dress code oficial do evento) que tem de vestir para entrar o que cria uma sensação de equipa e de que estamos ali todos para falar sobre andar em frente e fazer acontecer. Outra das coisas que mudaram foi precisamente o conceito de empreendedorismo e maneira como o abordamos. Hoje, acredito, empreendedorismo já não é só para pessoas que querem criar negócios, é sobretudo uma atitude e forma de estar. Hoje falamos em “fazer acontecer”, seja criando um negócio, seja a trabalhar para outros, seja na vida. Sim, porque queiramos quer não, todos temos de fazer acontecer nem que seja na nossa própria vida.

O empreendedorismo nos Açores tem feito o seu caminho. Há 12 anos fomos o primeiro evento da temática na Região e um dos primeiros – senão mesmo o primeiro – no país. Fico muito feliz de hoje ver uma incubadora de empresas em quase cada município da Região, formações e eventos diversos. Há infraestrutura, mas sobretudo tem-se tornado mais “normal” empreender. Há 12 anos quando disse aos meus pais e depois amigos que queria enveredar por este caminho era visto quase como um maluco. Hoje felizmente já não será assim o que faz com que mais jovens possam também sonhar e ir atrás dos seus sonhos e projetos. Falta, parece-me, algum pensamento estratégico sobre que tipo de sector pretendemos verdadeiramente apostar – isto para além dos projetos de base local que devem fazer parte sempre. Enfim, muito há ainda a fazer, mas como em tudo na vida, é um caminho.

JP – Como fundador desta iniciativa, como é que o André Leonardo vê este tipo de iniciativas? Contribuem para uma sociedade melhor?

AL - Eu sou um fã destas iniciativas. Acredito que o “como” está no google, nos livros, nas pós-graduações. O que faz diferença muitas vezes é aquele ‘click’, aquela história, aquela conversa – e todos nós nos lembramos facilmente de um tio, um professor, um pai ou um amigo que com uma partilha, palavra ou conselho mudou o rumo das nossas vidas. Aquele momento onde, a partir dali fomos depois atrás de um projeto ou de um sonho. Ora, isso também acontece nos eventos com uma partilha, uma história, um orador. São momentos onde através dos oradores, as suas partilhas e histórias, se despertam consciências, abrem-se novos rumos na nossa mente e caminhos. É sobretudo um evento que agita a mente. Depois, cabe a cada um ir atrás com a sua força e motivação intrínsecas e fazer acontecer.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante